Topo

Mundial tem atletas de apenas 14 anos. Cubana se destaca e vira 'fenômeno'

Melissa Abreu tem só 14 anos e é a maior pontuadora de Cuba - Divulgação/FIVB
Melissa Abreu tem só 14 anos e é a maior pontuadora de Cuba Imagem: Divulgação/FIVB

Leandro Carneiro

Do UOL, em Trieste (Itália)

28/09/2014 06h00

Duas jogadoras têm chamado a atenção no Mundial feminino de vôlei, mas não apenas pelo que tem feito dentro de quadra. O motivo que despertou interesse em ambas é que elas têm somente 14 anos.

Chatchu-On Moskri e Melissa Abreu defendem as seleções da Tailândia e de Cuba, respectivamente. Entre as duas, a tailandesa ganha a disputa como a mais nova do Mundial, por um mês.

Mas, quando o assunto é desempenho dentro de quadra é a cubana que tem se destacado e muito. Apesar de sua equipe não ter vencido nenhum jogo até agora, Melissa é a principal pontuadora do time.

A jogadora cubana já marcou 52 pontos. Para se ter noção, Jaqueline, a maior pontuadora do Brasil, tem 44 pontos. Vale lembrar que a brasileira tem uma partida a menos, pois não atuou contra Camarões.

O desempenho de Melissa Abreu chamou a atenção da imprensa italiana. A atleta já foi chamada de “fenômeno” pelo jornal Gazzetta dello Sport.

Melissa é apenas parte da renovação do vôlei cubano, que já foi tricampeão olímpico e mundial. Gretell Borrero e Heidy Alvarez são outras duas atletas menores de idade na equipe. A primeira tem 16 anos e a outra 15.

As mais experientes cubanas não são tão mais velhas. Dairilys Perez, de 24 anos, é a jogadora mais velha. Isso faz com que a média da seleção no torneio seja de 20 anos, a menor de todas.

Do outro lado, Chatchu-On tem sido bem mais discreta e nem aparece entre as maiores pontuadoras da Tailândia. No entanto, ela e sua seleção chegam ao último dia da primeira fase com chances de seguir adiante na competição, enquanto as cubanas não têm como se classificar.

Diferentemente do que acontece com Cuba, Chatchu-On é a única tailandesa menor de idade. A equipe asiática tem média de idade de 21 anos.

A diferença de idade das duas para Elena Koleva, jogadora mais velha do Mundial que defende a Bulgária, é de 22 anos. Gabi, a mais nova do Brasil, é seis anos mais velha que as duas.

Além de Cuba e Tailândia, apenas as seleções da Croácia, Sérvia, China e Bélgica têm atletas com menos de 18 anos.

Chatchu - Divulgação/FIVB - Divulgação/FIVB
Chatchu-On Moskri (9) é a mais nova do Mundial
Imagem: Divulgação/FIVB