Topo

Brasil termina 1ª fase na liderança, mas começa 2ª atrás de rival. Entenda

Leandro Carneiro

Do UOL, em Trieste (Itália)

29/09/2014 06h01

A vitória do Brasil sobre a Sérvia serviu para a seleção de José Roberto Guimarães garantir a liderança da primeira fase do Mundial. Mas, mesmo assim, a equipe começará atrás do Estados Unidos a próxima fase.

Isso acontecerá porque na segunda fase do Mundial, que começa na próxima quarta-feira, mantém três dos cinco resultados da primeira fase. Assim, as partidas que o Brasil teve contra as equipes que também são classificadas permanecerá valendo para o novo grupo.

Como o Brasil venceu a Turquia, quarta classificada da sua chave, por 3 sets a 2, a equipe acabou deixando um ponto pelo caminho. Já os EUA venceram todos os seus confrontos sem a necessidade do tie-break.

A classificação para o início da segunda fase mostra os EUA com nove pontos, o Brasil com oito, a Rússia com seis e a Sérvia com cinco. Holanda e Bulgária com três, Turquia com dois e o Cazaquistão zerado completam o grupo.

“Sempre preocupa (ter um ponto a menos), desde o início. Eu acho que a gente vai ter Cazaquistão depois Holanda, que está jogando muito bem, então nós temos que construir pontos, fazer pontos exatamente para a gente tentar ampliar essa vantagem. Depois temos de nos preparar para a Rússia e EUA. Esse crescente também é bom para gente”, disse José Roberto Guimarães.

Nesta fase, os dois grupos se enfrentarão. Ou seja, o Brasil terá pela frente Cazaquistão, Holanda, Rússia e EUA. O treinador brasileiro ressaltou a dificuldade que russos e americanos, tidos como principais adversários, terão pela frente.

“Outra coisa é que Estados Unidos e Rússia vão pegar os adversários que nós pegamos aqui, que alguns deles ainda, nessa situação, têm chance. São jogos que os caras vão ter de correr para depois pegar Sérvia e Brasil. Eles também tem uma parada difícil”, completou.

A estreia brasileira será na próxima quarta-feira contra o Cazaquistão. Os EUA enfrentarão a Turquia, a Rússia duela contra a Bulgária e a Sérvia pega a Holanda.