Topo

Brasil estreia na 2ª fase do Mundial contra rival 'sem muito a perder'

Leandro Carneiro

Do UOL, em Verona (Itália)

01/10/2014 06h00

A missão do Brasil na segunda fase do Mundial de vôlei não é das mais fáceis. O caminho da equipe comandada por José Roberto Guimarães terá Estados Unidos e Rússia. Mas, antes disso, a seleção pegará o Cazaquistão e a Holanda. Tarefa tranquila? Não para José Roberto Guimarães que alerta para o fato do primeiro adversário não ter o que perder.

“Eu sempre prego respeito para esses times, é aquela coisa, eles não têm muito a perder, vão forçar saque, vão tentar arriscar. Então, são times que passam a ser mais perigosos do que são”, completou o técnico.

O Cazaquistão é a única seleção que começa a fase final sem pontos, entre os dois grupos. A chance de classificação da equipe é remota, pois precisa tirar muita diferença de pontos para os três primeiros colocados.

Enquanto o Cazaquistão busca uma arrancada para tentar buscar vaga na terceira fase, o Brasil foca suas atenções para somar o maior número de pontos antes dos clássicos do fim de semana, contra Rússia e Estados Unidos.

“A gente precisa construir resultados, precisa tentar abrir vantagem, exatamente para somar pontos para o futuro, porque a gente não sabe o que vamos pegar lá na frente. Esses dois jogos são extremamente importantes e depois vamos pensar nos Estados Unidos e Rússia. Mas a concentração agora é total no Cazaquistão e Holanda”, disse José Roberto Guimarães.

“É um jogo mais que importante para a gente, é uma equipe alta. Para ter se classificado para esses próximos jogos, é uma equipe difícil também. A gente tem de ter muita tranquilidade, a gente sabe que nós somos equipe, teoricamente, não alta, para jogar contra elas, a gente vai ter de trabalhar muito, então precisa ter certo cuidado contra elas”, completou Jaqueline.

O Brasil abre a segunda fase com um ponto atrás dos Estados Unidos. No entanto, três times seguirão para a próxima fase e a Sérvia, quarta colocada e que enfrenta os mesmos adversários brasileiros, está três pontos atrás do time de Zé Roberto.

Enquanto o Brasil faz sua estreia contra o Cazaquistão, a Sérvia duela com a Holanda. Os Estados Unidos e Rússia pegarão Turquia e Bulgária, respectivamente.

Caso Brasil, Sérvia, Estados Unidos e Rússia vençam os dois primeiros jogos, as equipes disputarão no confronto direto as três vagas para a fase final, que será disputada em Milão.

A grande novidade da segunda fase é que os treinadores poderão voltar a pedir o desafio, como aconteceu na fase final do Grand Prix e não foi possível na primeira fase deste Mundial.