Topo

Itália repete Brasil e se classifica para semi do Mundial sem jogar

Americanas comemoram vitória sobre a Rússia em Milão - Divulgação/FIVB
Americanas comemoram vitória sobre a Rússia em Milão Imagem: Divulgação/FIVB

Leandro Carneiro

Do UOL, em Milão (Itália)

09/10/2014 17h40

A Itália viveu a mesma situação do Brasil horas depois da seleção de José Roberto Guimarães se classificar para as semifinais. As italianas dependiam de um set vencido pela Rússia contra os EUA e conseguiram.

Mas, diferentemente do que aconteceu com o Brasil, que já garantiu a classificação no primeiro set do jogo entre China e República Dominicana, a Itália só conseguiu a vaga na terceira parcial.

As russas tiveram um início muito ruim de jogo e viram as americanas abrirem 2 a 0 facilmente. No terceiro set, os EUA abriram uma boa vantagem novamente, mas sofreram a virada, o que garantiu a classificação italiana.

As americanas voltaram a jogar melhor no quarto set e conseguiram a vitória por 3 a 1 (25-19, 25-23, 15-25 e 25-23), mantendo vivas as chances de classificação.

Agora, na sexta-feira, a Itália enfrentará a Rússia. Caso o duelo termine 3 a 0 ou 3 a 1 para as russas, a seleção conseguirá a classificação para a próxima fase, eliminando os EUA. Em caso de vitória italiana, as americanas seguirão adiante. O tie-break também desclassifica as russas.

Além de definir o último classificado, o jogo também encerrará a terceira fase e terá a decisão de qual seleção pegará o Brasil na semifinal.