Topo

Murilo diz que jogou Mundial de vôlei baleado e opera de novo por 2016

Murilo teve de passar por nova cirurgia no ombro direito - FIVB/Divulgação
Murilo teve de passar por nova cirurgia no ombro direito Imagem: FIVB/Divulgação

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 17h54

O sonho de disputar a Olimpíada do Rio, em 2016, fez o ponteiro Murilo entrar na faca mais uma vez. Na semana passada, o jogador do Sesi-SP e da seleção brasileira de vôlei passou por uma nova cirurgia no ombro direito para não colocar em risco sua participação na competição.

O atleta de 33 anos foi operado para curar um problema que possuía na articulação acrômio-clavicular. Assim, terá de ficar cerca de dois meses fora de ação, devendo retornar às quadras apenas em janeiro do ano que vem, com a Superliga Masculina já em andamento.

"Tentei resolver o problema com fisioterapia e medicamentos, mas não estava adiantando mais. Claro que poderia empurrar com a barriga (a cirurgia), mas estava me incomodando demais. Resolvi fazer agora pois tenho o sonho de jogar a Olimpíada em casa. Foi pensando nisso que optei pela cirurgia, para correr atrás do sonho. Espero voltar, jogar bem pelo clube para merecer uma convocação", afirmou o atleta ao UOL Esporte.

A lesão no ombro, inclusive, o incomodou bastante durante a disputa do Campeonato Mundial da Polônia, no mês passado, quando o Brasil ficou com o vice-campeonato ao perder para a Polônia.

"Não gosto de falar que fiz um sacrifício, mesmo porque todo mundo sempre joga com algum tipo de dor. Mas essa dor no meu ombro incomodava bastante, atrapalhava. Tive de dosar os treinos antes do Mundial. Fiz um torneio regular, mas o que gostaria era de ter chegado em condições de desequilibrar, ter um melhor desempenho no ataque. Dentro da realidade que tinha, desempenhei a função principal que tinha dentro do time, de dar equilíbrio na recepção, ajudar no bloqueio. Mas adoraria chegar em melhores condições, o que infelizmente não aconteceu", afirmou Murilo.

Esta é a segunda vez que um problema no ombro afeta o atleta. Em maio de 2013, ele teve de ser operado para corrigir um problema no tendão do bíceps. Por conta disso, ficou sete meses longe de combate.

"Por sorte, esta nova cirurgia não teve nada a ver com a primeira. Conversei com os médicos e eles disseram que este procedimento que fiz agora não terei mais problemas, foi algo bem simples, tanto que fiquei apenas um dia no hospital. Vamos ver quando voltar a treinar como vai ser. Estou com vontade de jogar e quero fazer isso sem sentir incômodo", afirmou.

Murilo espera que esta cirurgia seja definitiva e que o problema no ombro não volte a incomodá-lo no futuro, pois poderia forçar até mesmo uma aposentadoria antes do planejado.

"Dá um pouco de insegurança, para ser sincero. Se precisar de uma terceira, aí não vou conseguir fazer, neste caso a aposentadoria seria a melhor das opções. Mas estou certo que este problema será resolvido, pelo que me disseram os médicos", disse Murilo, que ao longo de sua carreira não teve outras lesões graves ou crônicas como estas que o incomodaram nos últimos 18 meses.

Como precisa ficar de repouso em casa, Murilo está aproveitando o tempo para curtir a esposa Jaqueline e o filho Arthur, que tem apenas dez meses de idade.

"Ele quer colo, mas por conta da cirurgia não aguento nem cinco minutos. Mas estou aproveitando muito este momento com ele desde que voltei da seleção. Por conta do Mundial, fiquei cinco semanas longe dele, foi difícil. Agora está dando para recuperar o tempo perdido. Quando a criança está nesta idade, as coisas passam muito rápido", afirmou o pai-coruja.