Topo

Taubaté ganha inédito Paulista com cartão vermelho no último ponto

Atacante do Sesi encara bloqueio triplo do Taubaté na final do Campeonato Paulista - Divulgação Taubaté Vôlei
Atacante do Sesi encara bloqueio triplo do Taubaté na final do Campeonato Paulista Imagem: Divulgação Taubaté Vôlei

Do UOL, em São Paulo

25/10/2014 15h44

O Taubaté conseguiu neste sábado o título inédito do Campeonato Paulista de vôlei. O ponto decisivo ocorreu na maneira mais inusitada possível depois de um cartão vermelho para os dois times. Isto significa um ponto ao adversário e como tinham um match point, os donos da casa comemoraram a taça inédita com vitória no tie break. Além do troféu, os campeões derrubaram o tricampeão e estrelado Sesi que conta com nomes
como Serginho, Lucão, Marcelinho e Lucarelli entre outros.

A partida teve mais drama porque o levantador Rapha, titular do Taubaté, deixou a quadra gritando de dor ao virar o pé depois de pular num bloqueio no quarto set. Ele foi direto para os vestiários sendo carregado por jogadores dos dois times que eram observados por torcedores apreensivos.

O diagnóstico inicial dos médicos foi de uma torção num grau elevado no tornozelo direito, mas a impressão é de que não houve fratura. Mesmo assim, não havia condições de retornar para a partida. Exames vão determinar a gravidade exata da lesão.

O jogo começou do jeito que a torcida dona da casa gostaria. O Taubaté abriu 2 sets a 0 numa partida disputada em alto nível. Ocorre que o Sesi mostrou poder de reação e empatou o placar levando a decisão para o tie break. Os campeões abriram um ponto de vantagem logo no começo e o placar foi ampliado com um bloqueio do levantador substituto Pedro.

Como em todo o confronto, no set decisivo o Taubaté se valeu da falta de entrosamento da linha de recepção do Sesi. Em toda a partida esse fundamento apresentou falhas mesmo tendo Serginho como líbero. O explosivo oposto Lorena foi o maior pontuador do confronto com 19 pontos.

Mais um motivo de festa para os atletas do Taubaté e da torcida que viu o título inédito. Méritos também ao levantador reserva, Pedro, que entrou numa verdadeira fria e atuou bem. Fez jogadas difíceis e não se abalou com a pressão que atrapalhou alguns companheiros.

Até o técnico do Taubaté, Cezar Douglas não segurou os nervos e levou um cartão vermelho por dar um soco na bola no final do tie break. Como consequência, o Sesi ficou um ponto atrás. O lance deixou o clima nervoso no estádio e a tensão culminou numa discussão dos jogadores de ambos os times. O juiz aplicou a regra os dois times levaram cartão vermelho.