Topo

Zé Roberto afirma ter feito as pazes com Bernardinho após 10 anos brigados

Conversa recente entre os treinadores selou reaproximação, disse José Roberto Guimarães - Alexandre Arruda/CBV e Victor Schwaner/VIPCOMM
Conversa recente entre os treinadores selou reaproximação, disse José Roberto Guimarães Imagem: Alexandre Arruda/CBV e Victor Schwaner/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 13h23

José Roberto Guimarães e Bernardinho alimentaram inimizade por mais de 10 anos. A rusga teria iniciado em 2004, quando Zé se estranhou com Fernanda Venturini, mulher de Bernardinho e então jogadora da seleção. Desde então, não houve qualquer contato entre os treinadores da seleção de vôlei masculino e feminino.

Mas a briga parece ter chegado ao fim. Zé Roberto declarou que uma longa conversa recente entre ambos marcou a reaproximação.

“Já passou [a briga com Bernardinho]. Acabamos nos encontramos e conversamos muito sobre o futuro do vôlei brasileiro”, disse o técnico da seleção feminina ao programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

O conflito entre os dois começou em 2004. Na ocasião,  Zé afirmou que influências externas de "maridos-técnicos" atrapalhavam sua equipe.

Fernanda Venturini teria levado DVDs da equipe feminina para Bernardinho avaliar e palpitar, gerando grande mal estar.

Broncas e TPM - No comando da seleção feminina desde 2003, Zé Roberto admite que já pecou em anos anteriores por não entender o comportamento das mulheres. Algumas broncas traziam consequências negativas maiores dependendo do estado emocional da jogadora.

Seu principal desafio foi entender o quanto a TPM (tensão pré-menstrual) influi no comportamento feminino.

“Aprendi a lidar com elas, a entender mais. Era muito duro. Era difícil trabalhar comigo. Eu não imaginava as dores, TPM. O mais fácil é trabalhar com homem. Tudo se resolve mais rapidamente”

Com as jogadoras da seleção, Zé Roberto conquistou duas medalhas de ouro em Olimpíadas e sete títulos de Grand Prix.