Topo

Richarlyson vira jogador de vôlei e treinador elogia: "seria um bom líbero"

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

06/01/2015 18h27

O público em Santa Cruz do Rio Pardo (a 346 km de São Paulo) foi para o ginásio Aniz Abras apenas para acompanhar mais uma partida dos Jogos Santa-Cruzenses. Mas um atleta em especial chamou a atenção. Richarlyson, ex-jogador de futebol, apareceu entre os reservas do Taquarituba.

Isso mesmo, o jogador de 32 anos que fez história no futebol com o título da Libertadores pelo Atlético-MG e as conquistas do Brasileirão pelo São Paulo tem dado seus primeiros passos no vôlei depois de ter pendurado as chuteiras após disputar o último Nacional pelo Vitória, que acabou rebaixado para a Série B.

A oportunidade só foi possível graças à amizade de Richarlyson com pessoas próximas de José Augusto de Barros, treinador e jogador do Taquarituba.

“A gente tem vários amigos em comuns e ele estava de férias em Bauru (329 km de São Paulo), que é a cidade onde a gente treina, aí surgiu a ideia de bater bola. Ele não estava treinando, mas no domingo, ele estava em Bauru e foi bater bola conosco. Nisso, ele perguntou se tinha como jogar e foi conosco”, falou o técnico, mais conhecido como Zé, ao UOL Esporte.

O ex-jogador de futebol demorou para ser reconhecido. As pessoas desconfiavam que era ele, mas só tiveram certeza ao fim do primeiro set.

“Primeiro momento ninguém reconheceu, depois do segundo set, no intervalo, vieram me perguntar. Confirmei e começou um alvoroço no ginásio, todo mundo fez fila no final do jogo”, completou.

Richarlyson esteve em quadra na partida entre Taquarituba e Cambará, vencida por seu time por 2 sets a 1. Mas ele não atuou. Ficou o tempo inteiro no banco de reservas por uma opção dele.

“Como geralmente não treina, ele fez aquecimento normal, mas no jogo ele falou que não estava preparado para entrar, pois estava sem tempo de bola”, disse.

Apesar de Richarlyson não ter atuado, o técnico já vê qualidades no ex-volante como um atleta de vôlei.

“A parte de recepção dele é muito boa, ele na posição de líbero seria interessante. Ainda tem a impulsão que é um espetáculo. Em estatura, ele é bem baixo, então ele se destaca nessa função”, disse. O ex-jogador de futebol tem 1,76 m.

Mas para quem espera um Richarlyson seguindo uma carreira profissional no vôlei, o treinador faz uma ressalva.

“Ele levou mais como uma brincadeira, uma diversão entre amigos, para interagir mais e se divertir. E ele se divertiu bastante, está super contente”, afirmou.

Em entrevista para a rádio Bradesco Esportes, Richarlyson ressaltou que não seguirá carreira no vôlei.

“Fui fotografado jogando com amigos, era só uma brincadeira. Não tem nada a ver“, falou.

O Taquarituba voltará à quadra no próximo dia 22, e o treinador diz acreditar que Richarlyson terá a oportunidade de estrear, pois poderá treinar neste período até o duelo.