Topo

Atletas da seleção usam redes sociais para repudiar racismo no vôlei

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 13h51

Vítima de ofensas racistas em jogo da Superliga Feminina entre seu clube, o Sesi, e o Minas Tênis Clube na noite de terça-feira, a central Fabiana recebeu mensagens de apoio e solidariedade de algumas colegas da seleção brasileira, da qual é capitã. Jaqueline, Sheilla e Thaísa usaram seus perfis no Instagram para mostrar indignação com o ocorrido em Belo Horizonte. Todas postaram fotos nas quais aparecem ao lado de Fabiana.

"É inadmissível ver, ler ou saber, nos dias de hoje, que ainda há racismo. Que ainda existam pessoas que alimentam esse sentimento vazio, frio e inexplicável, que se mostram irracionais e intolerantes. Difícil acreditar que, na sociedade em que vivemos, alguém ainda se julgue melhor, mais capaz, mais bonito, mais interessante ou mais digno do que o semelhante porque sua cor, sua religião, sua opção sexual ou sua classe social sejam diferentes. Até quando vamos presenciar isso? Até quando vamos aturar esse tipo de comportamento?",  escreveu Jaqueline, que defende o Minas e estava em quadra na terça-feira.

"O @minastc (Minas Tênis Clube) tomou uma atitude muito digna de colocar essa pessoa para fora e encaminhá-lo para a delegacia. Ele foi também proibido de assistir qualquer evento feito dentro do clube! Parabéns1", completou.

A oposto Sheilla, que atua no VakifBank (TUR), soube do fato pela internet e também repudiou a atitude do torcedor que chamou Fabiana de "macaca".

"Acho inadmissível ainda existir racismo. Minha amiga @fabiclaudino ontem no jogo na sua terra natal, sofreu isso com um torcedor. Fiquei muito revoltada e triste. Não existe esse negócio de raça negra, branca, amarela... O que existe é raça humana!", escreveu. 

Postura idêntica teve a central Thaísa, que defende o Molico/Osasco.

"É triste saber q hoje ainda existe esse tipo de coisa... Que ainda exista preconceito... Triste pela minha amiga @fabiclaudino ter que passar por uma situação tão absurda e desprezível como o RACISMO! E em sua Casa, em BH... Essas pessoas me enojam com seu preconceito. Como minha amiga Sheillinha disse, nao existe raça negra, raça branca... Existe raça HUMANA. escreveu em sua página no Facebook