Topo

Ex-companheiros de seleção exaltam Gustavo: "o líder de uma geração"

Fábio Aleixo e Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

19/03/2015 06h00

Um exemplo de dedicação e a referência para uma geração. Assim ex-companheiros de Gustavo definiram o central de 39 anos que anunciou sua aposentadoria na noite da última terça-feira após seu time, o Canoas, ser eliminado da Superliga Masculina pelo Funvic/Taubaté.

"O Gustavo foi uma referência no vôlei para todo mundo. Um cara com atitude, concentração e humildade ímpar. Não tenho dúvidas de que vai fazer muita falta, vai deixar muita saudade para o vôlei brasileiro", disse o ponteiro Dante, que atualmente defende o Taubaté.

Gustavo deixa as quadras mas não se afastará do vôlei. Quer seguir na modalidade como dirigente, ajudando no projeto do Canoas.

"Agora é hora de cuidar da minha família, cuidar da minha mulher, cuidar dos meus filhos, e tentar fazer um cargo de gerente, diretor, supervisor, qualquer coisa aí no Canoas, para a gente melhorar ainda mais essa equipe", disse o central ao canal SporTV.

Com a seleção, Gustavo foi campeão mundial em 2002 e 2006, campeão olímpico em 2004 e vice em 2008 e faturou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2011, além de vencer a Liga Mundial seis vezes.

André Heller, ex-central e atual coordenador do Vôlei Brasil Kirin  

“Temos uma relação de amizade e admiração. Somos gaúchos, fomos parceiros de seleção por muito tempo e um sempre acompanhou a história do outro. Eu fiquei chateado com a notícia da aposentadoria, porque querendo ou não, é mais um cara da nossa geração, da família que construímos na seleção brasileira que está parando. O vôlei perdeu mais uma peça fundamental, um dos grandes centrais de toda a história, um dos maiores bloqueadores do mundo. Posso dizer que o vôlei fica mais triste.  Agora, ele tem uma nova responsabilidade, a  de continuar inspirando jovens atletas, inspirando pessoas. Tenho certeza que cumprirá sue novo papel com muita competência."

Nalbert, ex-oposto e comentarista do SporTV

“É um prazer falar de uma cara como o Gustavo. Foi um dos pilares da seleção brasileira durante muito tempo. Um dos principais jogadores do grupo. Fortíssimo no bloqueio. Foi o principal central do Brasil e um dos principais do mundo. Ele fez história no vôlei com a nossa geração. É um cara que merece muitas homenagens”.

Dante, ponteiro do Funvic/Taubaté

"O Gustavo foi uma referência no vôlei para todo mundo. Um cara com atitude, concentração e humildade ímpar. Não tenho dúvidas de que vai fazer muita falta, vai deixar muita saudade para o vôlei brasileiro. Foi  o líder e uma referência para a nossa geração. Para mim,  foi um grande prazer participar de várias conquistas ao lado do Gustavo. Os jovens de hoje devem tomá-lo como exemplo de como se criar uma carreira digna e vitoriosa. Em quadra, foi o melhor bloqueador que vi jogar. Espero que tenha sucesso nesta nova fase de sua vida." 

Maurício, ex-levantador e atual dirigente do Vôlei Brasil Kirin

"Falar do Gustavo é fácil. É um cara íntegro, companheiro e dedicado. Tudo que conseguiu na vida foi graças a sua dedicação. É um cara talentoso e o melhor bloqueador de todos os tempos.  Todos os adjetivos são poucos para defini-lo. Espero que  tenha agora uma carreira tão boa e de tanto sucesso que teve como jogador"

Escadinha, líbero do Sesi-SP

"O Gustavo é um exemplo dentro e fora das quadras. Um cara dedicado, um jogador que sempre foi uma máquina de treino e de jogo. Para mim, foi um orgulho poder fazer parte desta história linda que ele construiu dentro do vôlei."

Murilo, ponta do Sesi-SP e irmão de Gustavo

"O Gustavo é de uma geração muito especial. Aquela de 2004. O vôlei tem duas gerações que ficam guardadas no coração: a de 1992 e a de 2004. O pessoal de 2004 começou a parar agora. A palavra que fica para falar para ele é de agradecimento por tudo que ele fez."