Topo

Escadinha volta a ser convocado para seleção masculina de vôlei

Silvio Ávila/CBV/Divulgação
Imagem: Silvio Ávila/CBV/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 13h35

A Confederação Brasileira de Vôlei divulgou nesta segunda-feira (13) a lista de jogadores convocados pelo técnico Bernardinho para disputar a Liga Mundial da categoria. Entre os atletas, está o retorno de uma figura importante para o esporte: o líbero Escadinha.

O atleta, campeão da Liga Mundial em sete oportunidades e três vezes medalhista em Olimpíadas, disputou a final da Superliga neste domingo (12), quando sua equipe, o Sesi, foi derrotado pelo Cruzeiro por 3x1. Mesmo com a perda do título, o veterano atleta de 40 anos se destacou por suas defesas precisas. As boas atuações pelo clube fizeram o atleta ser lembrado para a seleção. A última partida de Serginho representando a seleção aconteceu na final olímpica nos Jogos de Londres, em 2012. Alegre pela convocação, Escadinha destaca estar ciente do tamanho da responsabilidade. 
 
“Estou muito feliz. Uma convocação é sempre especial, é um chamado. Fiquei longe desde Londres, estava como torcedor durante esse tempo todo, e sei bem o tamanho da responsabilidade que é defender o Brasil. É bom estar de volta, estou jogando em alto nível, vindo de uma temporada muito boa pelo SESI e vou dar o meu melhor, vou jogar pela minha família, pelos meus amigos e pelo povo brasileiro, que sempre me deu muito apoio e carinho”, celebra Escadinha. 
 
Durante o anúncio dos convocados, o técnico Bernardinho destacou a importância do retorno do veterano atleta, que retornou após um convite pessoal do treinador.  Ciente das limitações físicas do jogador causadas pela idade, Bernadinho explica que haverá uma programação especial para que o atleta. Na visão do treinador, as qualidades do atleta justificam o cuidado especial. 
 
“O Serginho é um líder e exemplo ao longo desses anos na seleção. Ele tem uma história de vitórias e é um exemplo dentro e fora da quadra para o grupo. É um jogador que venceu pela necessidade e liderou pelo exemplo”, avalia Bernardinho.
 
Ao anunciar a lista de convocados, o técnico Bernardinho ressaltou que jovens atletas que estão se destacando na atual temporada da Superliga receberiam oportunidades na seleção devido à quantidade de jogos que serão disputados. Além das novidades entre os atletas, o treinador da seleção também terá um novo colega em sua comissão: o treinador Nery Tambeiro, do Minas, que passará a integrar a comissão técnica da seleção. 
 
O treinador ainda explicou que alguns jogadores inscritos na Liga Mundial poderão ser aproveitados no Pan, de acordo com a programação criada ao longo do ano. “Como a Fase Final vai coincidir com os Jogos Pan-Americanos, teremos que optar pelos jogadores nas duas competições, como aconteceu em 2013. Naquela ocasião, temos o exemplo do Wallace que se destacou no Pan e acabou convocado para a Olimpíada de Londres”, compara.
 
Diretor técnico da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, falou sobre a programação da equipe ao longo da temporada e declarou que os objetivos principais serão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a Liga Mundial, que terá sua fase final disputada no Brasil. “Teremos duas competições importantes que irão coincidir nesta temporada, por isso o grupo será mesclado. Além dessas competições, disputaremos jogos amistosos com os Estados Unidos e a França, em agosto, já que não teremos condições de estar na Copa do Mundo.”
 
Como o Brasil é país-sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos, a participação da seleção brasileira no torneio, que será realizado no Japão, foi vetada pelos organizadores. 
 
Já na Liga Mundial, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Austrália, Itália e Sérvia. Os primeiros jogos acontecerão nos dias 29 e 31 de maio, contra os sérvios, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. No final de semana seguinte, dias 5 e 7 de junho, a seleção brasileira enfrentará os australianos, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo. Após duas partidas em casa, os brasileiros viajam à Sérvia, Itália e Austrália para realizar os confrontos nos domínios dos adversários, e volta ao Brasil para fechar a série contra os italianos, em Cuiabá.
 
A Fase Final da Liga Mundial, que reunirá os seis melhores times da competição, acontecerá no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, de 15 a 19 de junho, e servirá como evento teste para os Jogos Olímpicos de 2016.
 
Confira a lista completa de jogadores convocados para os amistosos: 
 
Ponteiros: Felipe Fonteles (Taubaté-BRA), Ricardo Lucarelli (Sesi/SP-BRA), Lucas Eduardo Loh (Zaksa Kedzierzyn-Kozle-POL), Mauricio Borges (Sesi/SP-BRA), Murilo Endres (Sesi/SP-BRA), Samuel Fuchs (Minas Tênis Clube-BRA). 
 
Centrais: Éder Carbonera (Sada Cruzeiro-BRA), Isac Santos (Sada Cruzeiro-BRA), Lucas Saatkamp (Sesi/SP-BRA), Riad Ribeiro (Sesi/SP-BRA), Maurício Souza (Taubaté-BRA) e Sidão (Taubaté-SP).
 
Opostos: Evandro Guerra (Suntory Sunbirds-JAP), Renan Buiatti (Ravenna Volley-ITA), Leandro Vissotto (JT Thunders-JAP) e Wallace de Souza (Sada Cruzeiro-BRA).
 
Levantadores: Bruno Rezende (Pallavolo Modena-ITA), Willian Arjona (Sada Cruzeiro-BRA), Murilo Radcke (Vôlei Canoas-BRA), Raphael Oliveira (Taubaté-BRA) e Fernando Kreling (Sada Cruzeiro-BRA).
 
Líberos: Felipe Silva (Taubaté-BRA), Mário Jr (Volley Piacenza-ITA), Tiago Brendle (Ziober Maringá-BRA) e Sérgio Escadinha (Sesi/SP-BRA).