Topo

Surpresa na lista de Bernardinho pede dispensa por não se sentir 100%

Samuel Fuchs fez uma postagem no Instagram para comunicar sua dispensa - Reprodução/Instagram
Samuel Fuchs fez uma postagem no Instagram para comunicar sua dispensa Imagem: Reprodução/Instagram

Fábio Aleixo

DO UOL, em São Paulo

16/04/2015 13h13

Surpresa na lista do técnico Bernardinho para defender a seleção brasileira de vôlei após quase sete anos de ausência, o ponteiro Samuel Fuchs pediu dispensa da equipe nacional para a disputa da Liga Mundial. O atleta de 31 anos conversou com o treinador para explicar a sua decisão e depois fez uma postagem em seu perfil no Instagram para comunicar os torcedores.

Ao UOL Esporte, o atleta explicou que resolveu pedir a dispensa pois no momento ainda não está em 100% de suas condições físicas. Nos últimos anos, ele sofreu com problemas no ombro direito e precisou passar por duas cirurgias. Na última temporada da Supelriga, encerrada no domingo passado, estreou apenas em janeiro e participou da reta final do torneio defendendo o Minas Tênis Clube.

"Fiquei cinco, seis anos morto para o vôlei, sem ser aquele Samuel que todo mundo conhecia. Consegui voltar a jogar bem, mas este é apenas o primeiro passo. Ainda tem muita coisa para acontecer. Preciso de um tempo, não daria para emendar uma competição atrás da outra", disse o atleta, que defendeu a seleção brasileira pela última vez na final dos Jogos Olímpicos de Pequim (CHN), em 2008. Naquela ocasião, o time nacional ficou com a medalha de prata ao perder a final para os Estados Unidos.

"Tive uma conversa tranquila com ele (Bernardinho) e expus tudo o que aconteceu na minha vida nos últimos anos e que no momento esta era a minha decisão. E ele respeitou isso", disse o ponteiro.

Apesar de ter pedido dispensa agora, Samuel não descarta retornar à seleção e até disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

"Quando pedi a dispensa, claro que fico com isso na cabeça de, de repente, estar fechando as portas. Foi uma decisão difícil, mas vou bancá-la. Mas fica este desejo sim de jogar a Olimpíada", completou.

A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou que Bernardinho não chamará mais nenhum jogador para compor o grupo, que contará com 24 atletas.

Veja a postagem que Samuel fez em seu perfil no Instagram:

"Olá pessoal!Amigos, torcedores, e todos aqueles que me acompanham... Gostaria de dizer que estou muito feliz por ter meu trabalho reconhecido mais uma vez após quase 7 anos de ausência, pelas pessoas responsáveis por fazerem o vôlei brasileiro tão respeitado mundo afora!! Com certeza após tantos anos de luta, muitas delas comigo mesmo, fiquei orgulhoso de ter meu nome mais uma vez naquela lista!! Dito isso, também quero informar que no momento, tomei a decisão de não me apresentar no RJ segunda feira, ou seja, pedi liberação ou dispensa! O fiz porque no momento não me sinto em condições físicas para tal!! Reconheço que minha volta às quadras tenha sido o primeiro passo, muito importante por sinal...

Mas acredito que um retorno nesse momento seria um pouco precipitado da minha parte, após quase me aposentar precocemente, sinto que necessito ter um cuidado especial com meu ombro, isso inclui um tempo maior de intervalo entre uma competição e outra...Decisão muito difícil de ser tomada, mas acredito que seja a coisa certa a ser feita no momento!

Se no futuro for novamente chamado para representar meu país irei com muito orgulho, assim como fui em todas às outras vezes nas quais fui solicitado!! Um abraço e até logo!! (Não é o tamanho do cachorro que importa... Mas sim o tamanho da luta que existe dentro dele)

Abraços a todos!"

Veja os convocados para a Liga Mundial:

Confira a lista completa de jogadores convocados para os amistosos:

Ponteiros:
Felipe Fonteles (Taubaté-BRA), Ricardo Lucarelli (Sesi/SP-BRA), Lucas Eduardo Loh (Zaksa Kedzierzyn-Kozle-POL), Mauricio Borges (Sesi/SP-BRA), Murilo Endres (Sesi/SP-BRA).

Centrais: Éder Carbonera (Sada Cruzeiro-BRA), Isac Santos (Sada Cruzeiro-BRA), Lucas Saatkamp (Sesi/SP-BRA), Riad Ribeiro (Sesi/SP-BRA), Maurício Souza (Taubaté-BRA) e Sidão (Taubaté-SP).

Opostos: Evandro Guerra (Suntory Sunbirds-JAP), Renan Buiatti (Ravenna Volley-ITA), Leandro Vissotto (JT Thunders-JAP) e Wallace de Souza (Sada Cruzeiro-BRA).

Levantadores: Bruno Rezende (Pallavolo Modena-ITA), Willian Arjona (Sada Cruzeiro-BRA), Murilo Radcke (Vôlei Canoas-BRA), Raphael Oliveira (Taubaté-BRA) e Fernando Kreling (Sada Cruzeiro-BRA).

Líberos: Felipe Silva (Taubaté-BRA), Mário Jr (Volley Piacenza-ITA), Tiago Brendle (Ziober Maringá-BRA) e Sérgio Escadinha (Sesi/SP-BRA).