Topo

Zé Roberto muda posição de jogadora da seleção feminina e cria nova líbero

Sassá comemora ponto da seleção brasileira em jogo contra o Japão no Mundial de 2010 - Divulgação/FIVB
Sassá comemora ponto da seleção brasileira em jogo contra o Japão no Mundial de 2010 Imagem: Divulgação/FIVB

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/05/2015 12h36

Sassá tem 32 anos e longa história na seleção brasileira de vôlei feminino, com direito a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Neste ano, contudo, ela será a grande novidade na equipe nacional comandada pelo técnico José Roberto Guimarães. Não por aparecer no grupo, mas pela posição: a ponteira foi transformada em líbero na lista de convocadas que o treinador anunciou nesta segunda-feira (04), no Rio de Janeiro.

“Acho que a surpresa da lista foi a Sassá, que foi convocada como líbero e não ponteira. Ela colaborou muito nos últimos anos como integrante da seleção adulta, sempre foi uma jogadora muito de grupo e sempre foi decisiva. É uma atleta que sempre apresentou essa possibilidade de passe e defesa por ter muito volume de jogo”, explicou Zé Roberto em entrevista coletiva.

Sassá, que defendeu o Dentil/Praia Clube na última edição da Superliga, foi uma das três jogadoras convocadas por Zé Roberto para a posição. As outras são Camila Brait (Molico/Nestlé) e Léia (Pinheiros-SP).

“Discutindo com a comissão técnica, chegamos à conclusão de que a Sassá seria interessante nessa posição. Não temos dúvidas de que no futuro ela será uma das principais atletas na função. Além disso, é uma atleta de 32 anos, mas nunca se machucou e sempre se cuidou muito”, disse o treinador da seleção.

O espaço para Sassá na lista de líberos tem a ver com decisões pessoais de outras jogadoras da posição. Fabi (Rexona/Ades), titular nas duas últimas edições de Jogos Olímpicos, encerrou carreira na seleção. Suelen, do Sesi-SP, não assinou ficha de elegibilidade para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto.

“Nossa vontade era contar com a Fabi, que é uma jogadora pronta e extremamente importante, mas foi uma decisão dela. Nós precisamos respeitar”, disse Zé Roberto. “Sobre o Pan-Americano, tivemos de entregar uma lista larga, e essa lista foi acompanhada por um pedido do COI [Comitê Olímpico Internacional] de uma ficha de elegibilidade. Duas jogadoras que estavam no grupo não assinaram, que são a Bia [central] e a Suelen, ambas do Sesi-SP. A Bia diz não à seleção brasileira pelo segundo ano seguido. Ela seria convocada, e também a Suelen, mas elas preferiram ficar fora”, completou o treinador.

O curioso da transformação de Sassá em líbero é que essa é uma posição em que a seleção masculina também tem enfrentado dificuldade de renovação. Serginho, titular da posição, chegou a anunciar aposentadoria da equipe nacional, mas voltou a ser convocado neste ano.

A convocação feita por Zé Roberto nesta segunda-feira tem 20 novos nomes (outras 13 já haviam sido chamadas). O grupo treinará em Saquarema (RJ) até o dia 10 de maio, quando iniciará uma sequência de amistosos contra o Japão. Posteriormente, o treinador vai dividir as atletas entre as que vão ao Grand Prix e as que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.

Confira a lista de jogadoras convocadas nesta segunda-feira:

Ponteiras
Ellen (Pinheiros-SP)
Fernanda Garay (Dinamo Krasnodar-Rússia)
Gabi (Rexona/Ades-RJ)
Jaqueline (Sesi-SP)
Mari Paraíba (Camponesa/Minas-MG)
Michelle Pavão (Brasília Vôlei-DF)
Natália (Rexona/Ades-RJ)
Rosamaria (Pinheiros-SP)
Suelle (Sesi-SP)

Centrais
Adenízia (Molico/Nestlé-SP)
Carol (Rexona/Ades-RJ)
Angélica (Brasília Vôlei-DF)
Bárbara (Sesi-SP)
Fran (Pinheiros-SP)
Juciely (Rexona/Ades-RJ)
Letícia Hage (Dentil/Praia Clube-MG)
Mara (São Cristóvão Saúde/São Caetano)
Mayhara (Rexona/Ades-RJ)
Thaisa (Molico/Nestlé-SP)

Opostas
Ana Paula (São Cristóv;ao Saúde/São Caetano-SP)
Ivna (Molico/Nestlé-SP)
Jéssica (Brasília Vôlei-DF)
Joycinha (Daejon KGC-Coréia do Sul)
Monique (Sesi-SP)

Levantadoras
Ana Tiemi (CSM Bucarestti-Romênia)
Dani Lins (Molico/Nestlé)
Fabíola (Dinamo Krasnodar-Rússia)
Juma (Pinheiros-SP)
Macris (Pinheiros-SP)
Roberta (Rexona/Ades-RJ)

Líberos
Camila Brait (Molico/Nestlé-SP)
Leia (Pinheiros-SP)
Sassá (Dentil/Praia Clube-MG)