Topo

CBV diz ter cumprido exigências do BB e aguarda retorno do patrocínio

CGU encontrou irregularidades durante a gestão Ary Graça à frente da CBV - Luiz Pires/VIPCOMM
CGU encontrou irregularidades durante a gestão Ary Graça à frente da CBV Imagem: Luiz Pires/VIPCOMM

Daniel Brito

Do UOL, de Brasília

18/05/2015 11h05

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) diz ter enviado ao Banco do Brasil na sexta-feira, 15, o que ela chamou de “evidências do cumprimento” das exigências para a manutenção do patrocínio ao vôlei nacional. A medida ocorreu após a instituição financeira anunciar, nessa mesma sexta-feira, a suspensão do contrato.

Em nota, a CBV informou que algumas ações dependiam da aprovação de assembleia, realizada em 13 de maio. A assembleia aprovou a "alteração estatutária no conselho fiscal, criação de um comitê de apoio ao Conselho Diretor da entidade, criação e implementação de uma ouvidoria e a apresentação da conclusão das auditorias sobre contatações".

Agora, a confederação aguarda uma definição do banco sobre a reativação do acordo.

Banco do Brasil e CBV mantêm um relacionamento sob um equilíbrio frágil desde que o relatório da CGU de dezembro do ano passado apontou irregularidades em contratos que, juntos, somam R$ 30 milhões em pagamentos feitos entre 2010 e 2013 pela CBV durante a gestão do ex-presidente Ary Graça, com verba do patrocínio do banco estatal.

Ao verificar o destino dado aos recursos federais obtidos, os auditores da CGU detectaram 13 contratos com irregularidades. O contrato de patrocínio era no valor de R$ 70 milhões. Em dezembro, o Banco do Brasil suspendeu o acordo pela primeira vez desde 1991.

Já em janeiro de 2015, a CBV se prontificou em atender as exigências da instituição financeira. O BB deu um prazo de 90 dias pelo cumprimento. Na sexta-feira passada, contudo, o banco informou que a confederação não cumpriu com o período acordado para se adequar, e suspendeu pela segunda vez o contrato. O BB não explicou quais exigências não haviam sido atendidas.

Confira, abaixo, a íntegra da nota da CBV:

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) informa que continua dialogando com o Banco do Brasil. Na busca por melhores práticas de governança corporativa, já foram cumpridos os seguintes compromissos assumidos no aditivo, assinado com o BB em janeiro:

I - publicação do regulamento de contratações;
II - contratação de auditoria independente;
III - criação do comitê de apoio ao Conselho Diretor;
IV - implementação das alterações do estatuto relativas ao Conselho Fiscal;
V - eleição do Conselho Fiscal de acordo com as novas regras estatutárias;
VI - cumprimento dos artigos 18 e 18 A da Lei nº 9.615/98, atendendo as exigências do Ministério do Esporte
VII - aprovação e publicação do código de ética
VIII - aprovação e implantação da ouvidoria
IX - elaboração do plano de ação para implementação de eventuais ações judiciais para ressarcimentos da CBV
X - apresentação da conclusão dos trabalhos de auditoria acerca das contratações
XI - elaboração e apresentação da planilha orçamentária

As evidências do cumprimento dos itens III, IV, VIII e X, que dependiam da realização da Assembleia Geral Extraordinária, foram aprovadas em 13.05.2015, e encaminhadas ao Banco do Brasil nesta sexta-feira (15.05).

A CBV permanece empenhada em atender os anseios por uma gestão do voleibol cada vez mais robusta e transparente.