Topo

Brasil abre 2 a 0, mas leva a virada da Sérvia e perde 100% na Liga Mundial

Bruninho mergulha para tentar evitar ponto da Sérvia, na Liga Mundial - Divulgação/FIBV
Bruninho mergulha para tentar evitar ponto da Sérvia, na Liga Mundial Imagem: Divulgação/FIBV

Do UOL, em São Paulo

12/06/2015 17h52

Tinha tudo para ser uma vitória tranquila, mas a seleção brasileira não conseguiu impedir uma incrível virada da Sérvia, pela quinta rodada do Grupo A da Liga Mundial. Jogando dentro de casa e aproveitando a fragilidade do bloqueio do Brasil, a equipe europeia saiu de uma desvantagem de 2 a 0 e fechou a partida em 3 sets a 2, com parciais de 22-25, 23-25, 25-23, 25-21 e 15-13. 

A partida marcou o retorno de Bruninho ao time brasileiro. O levantador, assim como o técnico Bernardinho, estava suspenso por causa da confusão no Mundial realizado na Polônia, em 2014.

Com a derrota, o Brasil chega aos 12 pontos e ainda lidera o Grupo A. Já a Sérvia vai aos sete pontos e segue na terceira colocação.

Na próxima rodada, a seleção brasileira terá pela frente novamente a Sérvia, no domingo (14), mais uma vez fora de casa.

Fases do jogo

O primeiro set foi equilibrado até o primeiro tempo técnico, quando o Brasil vencia por 8 a 7. A partir daí, a seleção brasileira conseguiu se impor e chegou a abrir cinco pontos de vantagem. Quando parecia que os comandados de Rubinho fechariam a primeira parcial com tranquilidade, a Sérvia foi buscar a recuperação e encostou no placar: 21 a 20.

A partir daí, no entanto, a seleção brasileira conseguiu se recuperar, fez seu primeiro ponto de bloqueio com Wallace e voltou a abrir vantagem no primeiro set. Com ponto de Lucarelli, o Brasil finalmente conseguiu fechar a primeira parcial em 25 a 22.

O segundo set seguiu um roteiro bastante parecido com o primeiro. O placar se manteve equilibrado até a parte final. Assim como acontecera na parcial anterior, a seleção brasileira conseguiu abrir uma vantagem de três pontos e chegou tranquila para o set point em 24 a 21. Dessa vez, no entanto, a Sérvia conseguiu reagir e diminuiu a diferença para apenas um ponto.

Um saque sérvio na fita, no entanto, facilitou as coisas para o Brasil, e Lucão teve calma para mandar na diagonal e confirmar mais um set para a seleção brasileira.

Pela primeira vez na partida, o Brasil se viu em uma situação de desconforto em um set. Jogando melhor do que nas outras duas parciais, a Sérvia chegou a abrir 16 a 13, sua maior vantagem na partida até então.

Em situação complicada no set, a seleção brasileira até tentou reagir e conseguiu salvar dois set points. Com o placar em 24 a 23 contra, Lucarelli sacou na rede e a Sérvia acabou fechando a terceira parcial.

A vitória no terceiro set fez com que a Sérvia voltasse confiante para a parcial seguinte. Logo de início, a equipe europeia abriu dois pontos de vantagem no placar. O Brasil, no entanto, conseguiu equilibrar o jogo e passou à frente no marcador no 12 a 11, graça a um incrível levantamento com uma mão de Bruninho para o ponto de Isaac.

A partida, no entanto, seguiu com as duas equipes alternando a liderança até o ponto de saque de Lisinac, que colocou a Sérvia com dois pontos de vantagem no placar. Com muita dificuldade para fazer pontos de bloqueio – havia sido apenas um até então -, a seleção brasileira não conseguiu se recuperar e viu o adversário vencer com facilidade por 25 a 21.

O set desempate foi marcado pelo equilíbrio e os erros de saque das duas equipes. A Sérvia conseguiu assumir a vantagem no placar no 7 a 6 e passou a contar com o apoio de sua torcida para pressionar o Brasil e não permitir a virada. A vitória foi confirmada em 15 a 13, para delírio do público presente.