Topo

Brasil saca muito e dá o troco na Sérvia com vitória no tie-break

Do UOL, em São Paulo

14/06/2015 17h58

Graças ao bom desempenho no saque e aos ataques de Lucarelli o Brasil deu o troco e venceu na Sérvia fora de casa no tie-break. As parciais da partida deste domingo foram 25/23, 20/25, 25/21, 22/25 e 15/13. A equipe lidera o grupo com 13 pontos e os adversários estão em terceiro com 7, apenas um ponto atrás dos italianos.

O Brasil não foi um time equilibrado em quadra sendo muito eficaz no saque, que rendeu 15 aces, e pouco eficiente nos bloqueios. Nas duas partidas contra os sérvios foram somente sete pontos com este fundamento. Lucarelli também se destacou anotando 22 pontos, empatado como maior pontuador com Okolic.

A vitória veio, mas a seleção não conseguiu manter um padrão. O time pecava na virada de bola, falhava nos contra ataques e o bloqueio não apareceu. Nos setes sets que jogou diante da Sérvia, incluindo o jogo de sexta-feira, a seleção havia marcado apenas três pontos com este fundamento.

O primeiro set teve um nome, Riad. Na reta final da parcial a seleção da Sérvia abriu dois pontos de frente graças ao trabalho de bloqueio que deu ao time a vantagem de 23 a 21. Mas o central foi para o saque e mudou o rumo do jogo. Com bolas potentes e dois aces ele deu números finais e o Brasil marcou 25 a 23.

Ocorre que os comandados de Bernardinho não voltaram bem para o segundo set e os adversários abriram 9 a 2. O Brasil até conseguiu equilibrar a partida e mais uma vez o saque fez a diferença. Isac acertou ótimos serviços e deu esperanças a equipe quando a vantagem foi reduzida para dois pontos. Mas o time voltou a errar e a Sérvia fechou a parcial por 25 a 20.

No terceiro set a seleção foi bastante segura no saque com Isac e Lipe e isto facilitou o desempenho. Com a linha de passe adversária pressionada a seleção comandou o placar durante todo tempo. Num ataque de Lucarelli o Brasil fechou a parcial em 25 a 21.

Pela segunda vez na partida o time não soube aproveitar o momento. Os passadores não conseguiam colocar a bola na mão do levantador quando os sérvios trocaram o saque viagem pelo chapado. O ataque também não apareceu e errou uma série de bolas. Os adversários venceram por 25 a 22 e levaram a decisão para o tie-break.

Parecia que o desempate terminaria como no confronto de sexta-feira, que teve vitória dos sérvios. Os adversários estavam na frente até a parte final do set de desempate quando houve uma reação e o Brasil virou o placar.