Topo

Itália bate Brasil na Liga Mundial em jogo com cenário incomum e fim quente

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 17h47

Jogar uma partida oficial de vôlei a céu aberto é algo muito raro. Nesta sexta-feira, em Roma (ITA), a seleção brasileira teve esta oportunidade. Mas esta experiência, talvez, não será guardada com muito carinho pelos jogadores do time nacional. Em duelo da quarta semana da Liga Mundial, o Brasil foi derrotado pela Itália por 3 sets a 2 (26-24,21-25, 25-18, 17-25 e 16-14)  em partida realizada no Foro Itálico, sede do tradicional Masters 1.000 de Roma, e foi acompanhada por 11.128 espectadores. A equipe nacional desperdiçou um match-point no tie-break. 

Além do vento, que chegou a picos de 11km/h durante a partida, os jogadores também tiveram de lidar com a mudança de iluminação. O jogo começou às 20h15 (locais) com o céu claro e terminou às 23h com ele completamente escuro. Entretanto, os fatores ambientais, parecem não ter incomodado aos atletas, que em nenhum momento reclamaram.

O certo é que a derrota para a Itália foi a segunda da seleção em sete partidas disputadas na competição. Apesar disso, o time nacional segue na liderança do Grupo A, com 15 pontos ganhos. Os italianos foram a 13 e se consolidaram no segundo posto. Por ser o país-sede da fase final, no Rio de Janeiro, o Brasil já tem vaga assegurada.

No último set, os ânimos dos jogadores ficaram bastante acirrados após o italiano Birarelli comemorar um ponto olhando para os jogadores brasileiros. O treinador italiano Mauro Berruto também se estranhou com alguns jogadores brasileiros que estavam no banco e membros da comissão técnica. Porém, ao término da partida não houve nenhum entrevero.

Com 16 pontos cada, Vettori e Zaytsev foram os maiores anotadores do time italiano. No Brasil, Lucarelli e Wallace terminaram com 20.

Nesta partida, o técnico Rubinho - que substitui Bernardinho, ainda suspenso - inciou com a formação que pode ser considerada titular com: Wallace, Bruninho, Lucarelli, Murilo, Éder, Lucão e o líbero Escadinha.

As seleções voltarão a se enfrentar às 15h15 (de Brasília) de domingo. Desta vez, porém, jogarão na cidade de Florença em um ginásio coberto.

Brasil não sabe aproveitar a vantagem
O Brasil começou muito bem o primeiro set e dando a impressão de que conseguiria sair na frente do marcador. E tudo andou bem para a seleção até a segunda parada técnica. Neste momento, a equipe nacional liderava a partida por 16 a 12.

A pausa, porém, acabou sendo melhor para os italianos, que conseguiram a reação e chegaram ao empate em 21 a 21. Depois disso, os times se alternaram no marcador e o Brasil chegou a ter o set point em 24 a 23. Mas o time nacional vacilou mais uma vez e permitiu que os rivais fizessem três pontos seguidos para fechar a parcial. O ponto do triunfo italiano veio após Bruninho fazer um levantamento errado e Lucão atacar na rede.

Sem vacilo e empate garantido
O roteiro do segundo set foi praticamente idêntico ao do primeiro, mas desta vez com um desfecho favorável ao Brasil. A seleção chegou ao segundo tempo técnico vencendo mais uma vez por 16 a 12. Só que desta vez, o time nacional não permitiu uma reação do time italiano.

O triunfo, em um set no qual o bloqueio brasileiro funcionou bem e garantiu quatro pontos, veio após Sabbi mandar um saque para fora.

Com o céu todo escuro, Itália domina o Brasil
Se a partida começou com o céu claro, no segundo set, ele já estava todo escuro, com o cair da noite em Roma. E depois de perder o segundo set sem esboçar nenhum pode de reação, a Itália foi dominante na terceira parcial.

Agressiva no saque e contando com muitos erros do Brasil no fundamento (oito apenas neste terceiro set), os italianos não tiveram dificuldades para fazer 2 a 1. A diferença de set pontos no marcador (25-18) refletiu o que foi a partida.

Um para lá, um para cá
Se o terceiro set foi de domínio completo dos italianos, o quarto foi totalmente da seleção brasileira. Jogando uma de suas melhores parciais nesta Liga Mundial, variando bem a jogada e caprichando mais no saque, o time nacional deu o troco na mesma moeda e fez 25 a 17 para jogar o seu terceiro tie-break na competição.

Disputa intensa até o último ponto
O tie-break foi marcado por um equilíbrio que só havia sido visto no primeiro set e o clima chegou a esquentar. Após marcar o oitavo ponto e deixar seu time em vantagem de 8 a 6, Bilarelli vibrou encarando os jogadores brasileiros, que não gostaram e foram tirar satisfação. O líbero Serginho até chegou a passar para o outro lado da rede. O árbitro apenas advertiu o italiano com um cartão amarelo.

Na reta final, a Itália chegou a abrir 12 a 10. Mas o Brasil conseguiu a reação e colocou emoção na partida e chegar ao match point ao fazer 14 a 13. A vitória, entretanto, escapou. Os italianos se superaram e buscaram a virada. Fizeram três pontos seguidos para consolidar o triunfo.