Topo

Brasil bate a Austrália por 3 a 1 e chega à sétima vitória na Liga Mundial

Do UOL, em São Paulo

27/06/2015 08h22

Primeira colocada no Grupo A da Liga Mundial, a seleção brasileira garantiu a manutenção da liderança com vitória sobre a Austrália por 3 sets a 1 na manhã deste sábado. Depois de dominar os rivais nas duas primeiras parciais, a equipe comandada pelo técnico Rubinho levou um susto no terceiro set, mas no final sacramentou o triunfo com o placar final de 25-17, 25-18, 23-25 e 25-20. A partida foi realizada na cidade de Sydney.

Esta foi a terceira partida contra os volleyroos, sendo que nas duas primeiras, jogando em casa, o Brasil também venceu. Os dois times voltam a se enfrentar na próxima madrugada, entrando em quadra às 3h40 (horário de Brasília).

O Brasil ainda não pôde contar com o técnico Bernardinho, suspenso por 10 jogos, por causa de uma confusão durante o Campeonato Mundial, realizado na Polônia, no último ano. A próxima partida será a última em que o treinador ficará de fora, retornando na última rodada, nos dias 2 e 3 de julho em Cuiabá, onde a seleção enfrentará a Itália.

A vitória em quatro sets veio com domínio brasileiro em todos os fundamentos. A seleção nacional levou a melhor sobre os australianos no ataque (59 a 48), nos bloqueios (8 a 6), no saque (6 a 4) e nos erros dos rivais (25 a 22).

Lucarelli e Walace foram os principais pontuadores no ataque, com 15 pontos para cada um. Já no saque, Riad se destacou e apesar de ter feito apenas um ace conseguiu bons serviços que complicaram as recepções dos volleyroos.

O jogo

O começo da partida foi equilibrado, mas aos poucos o Brasil se impondo em quadra até abrir quatro pontos de vantagem ao fazer 12-8. A diferença só foi aumentando desde então até que a equipe da casa acabasse sucumbindo com o placar de 25-17.

No segundo set a história foi parecida e os brasileiros não sofreram grande ameaça. A equipe comandada pelo técnico Rubinho manteve o ritmo da parcial anterior e não encontrou grande dificuldade para fechar em 25-18.

O panorama mudou para o terceiro set. A Austrália resolveu acertar a mão, principalmente no saque, e complicou o jogo para o Brasil, que ficou atrás no placar o tempo inteiro, chegou a empatar no finalzinho, mas acabou não conseguindo tomar a dianteira e acabou perdendo por 25-23 com um ace australiano.

Depois de levar um susto, o Brasil começou um pouco nervoso no quarto set. Só que conforme a parcial foi se desenrolando o time visitante se encaixou e conseguiu concretizar enfim a vitória anotando 25-20.