Topo

Navio vira casa de atletas durante Mundial de Vôlei de Praia

SS Rotterdam será pano de fundo para disputas do Mundial - Divulgação/FIVB
SS Rotterdam será pano de fundo para disputas do Mundial Imagem: Divulgação/FIVB

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

27/06/2015 06h00

Sede do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia pela primeira vez na história, a Holanda resolveu inovar e hospedou os atletas em um transatlântico ancorado no porto de Roterdã, uma das quatro cidades que receberão jogos deste sábado até o próximo domingo.

O transatlântico em questão é o SS Rotterdam, um navio construído em 1959 e que está fora de atividade desde o fim de 2000.

"Quando o pessoal que faz o nosso transporte do aeroporto para o hotel chegou ao porto e disse que ficaríamos hospedados no navio começamos dar risada. É muito esquisito, pois estamos acostumados a ficar em hotel em terra firme em todo o circuito mundial. Mas está sendo superlegal esta experiência. Já fizemos um tour por todo o navio. Nosso quarto é grande, só um teto que é um pouco baixo (risos). E a vista dá para a arena", disse Evandro, que mede 2,10m.

"O que tem sido bastante positivo de ficar neste navio é que estamos completamente isolados de tudo e blindados, apenas concentrado no campeonato", completou o jogador, que faz dupla com Pedro Solberg e estreia neste sábado, às 16h (de Brasília), contra os tunisianos Naceur/Belhaj.

Evandro - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Evandro pode ver a quadra pela janela de sua cabine no navio
Imagem: Arquivo pessoal

A embarcação, além de casa dos atletas serve também como centro de mídia e área VIP para convidados da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). As quadras de areia foram montadas próxima ela. Assim o SS Rotterdam será o pano de fundo das disputas.

O navio conta também com restuarantes, salões de bailes e eventos. Durante o torneio, todos os quartos estão ocupados, mas quem visitar Roterdã um dia e quiser ficar na embarcação pagará cerca de R$ 240 pela diária.

A cidade de Roterdã receberá 36 partidas durante o Mundial, todas da primeira fase. A etapa decisiva ocorrerá na cidade de Haia.

E não é apenas em Roterdã que o cenário das partidas será um cartão-postal. Em Amsterdã, as quadras foram construídas em frente ao Palácio Real. Em Apeldoorn, os jogos ocorrerão na praça central da cidade. E em Haia terá o parlamento ao fundo.