Topo

Brasil começa bem, mas leva a virada da Itália em Cuiabá pela Liga Mundial

Jogadores da Itália comemoram ponto conquistado sobre o Brasil - Divulgação/FIVB
Jogadores da Itália comemoram ponto conquistado sobre o Brasil Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 16h48

A Itália conseguiu devolver a derrota para o Brasil sofrida na última quinta-feira e venceu a partida desta sexta, mais uma vez no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, pela última rodada da fase de classificação da Liga Mundial. Mesmo com a derrota por 3 sets a 2, a equipe de Bernardinho termina como líder do Grupo A.

A campanha de nove vitórias e três derrotas serviu apenas como preparação para o Brasil. Isso porque a seleção já estava classificada para a fase final, por ser país anfitrião do evento que acontecerá entre 15 e 19 de julho, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Como duas seleções de cada grupo se classificam, além do país sede, a Itália, terceira colocada da chave, também já está garantida na fase final da Liga Mundial.

Para a fase decisiva da competição, Bernardinho terá que cortar cinco jogadores dos 19 que participaram dessa etapa da Liga Mundial.

O jogo

A facilidade encontrada pelo Brasil no primeiro set da partida de quinta-feira não sei repetiu na sexta. Por boa parte da parcial, a Itália esteve à frente no marcador. No entanto, mais uma vez o saque brasileiro foi fundamental para que o time de Bernardinho conseguisse virar o placar e fechar o primeiro set em 25 a 21.

O segundo set caminhava para uma vitória tranquila da Itália, que aproveitou o início irregular do Brasil para abrir boa vantagem no placar e conseguir três set points. A seleção brasileira, no entanto, reagiu nos momentos finais, buscou o empate e ficou muito perto da virada. Os constantes erros de saque, contudo, foram fundamentais para que os italianos conseguissem fechar em 29 a 27.

O terceiro set foi o que o Brasil teve seu melhor início. Apesar de o aproveitamento de saque continuar abaixo do normal, a equipe de Bernardinho conseguiu abrir quatro pontos de vantagem na fase final e vencer a parcial em 25 a 21.

Em um set atípico na partida, o equilíbrio ficou distante e o que se viu foi um domínio da Itália. Firme e com poucos erros, os italianos não tiveram dificuldades para fechar a parcial em tranquilos 25 a 19.

O set desempate, no entanto, foi marcado pela volta do equilíbrio. Brasil e Itália foram se alternando na liderança do placar até o 24º ponto. Depois disso, os italianos chegaram a abrir dois de vantagem, mas permitiram que o time de Bernardinho buscasse a igualdade em 13 a 13. Em um duelo equilibradíssimo, a Itália conseguiu impedir a virada brasileira e fechou a última parcial em 21 a 19.