Topo

Fofão, Bebeto de Freitas e Renan: Brasil põe trio no Hall da Fama

Bebeto de Freitas, Lloy Ball, Fofão e Renan entram para o Hall da Fama - Divulgação/Hall da Fama de Vôlei
Bebeto de Freitas, Lloy Ball, Fofão e Renan entram para o Hall da Fama Imagem: Divulgação/Hall da Fama de Vôlei

Do UOL, em São Paulo

25/10/2015 10h49

A noite de sábado foi de festa e homenagens a um trio histórico do vôlei brasileiro. Fofão, Bebeto de Freitas e Renan Dal Zotto ingressaram no Hall da Fama do vôlei, nos EUA, num reconhecimento pelos feitos que tiveram em suas carreiras nas quadras. Eles se juntam a mais de 120 estrelas da modalidade que já estão "imortalizadas" entre os maiores da história.

Renan Dal Zotto estreou na seleção brasileira aos 16 anos e hoje é diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“Estou muito feliz de estar aqui e me ver ao lado de tanta gente importante para o voleibol. Nunca pensei que isto poderia acontecer. Eu tive a oportunidade de jogar na companhia de grandes atletas, incluindo meu grande amigo Bebeto (de Freitas). Nos anos 80 nós fomos os primeiros brasileiros a conquistarmos uma medalha nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984”, afirmou o ex-ponteiro.

Bebeto de Freitas se destacou como técnico a levar a seleção brasileira à primeira medalha olímpica no volei.

“Depois de visitar o Hall da Fama hoje eu tive uma surpresa agradável e me senti honrado e com a sensação de que fiz o meu trabalho. Em seguida, tive outro sentimento, o de responsabilidade. Aqui vi muitos dos meus ídolos, jogadores que joguei junto, joguei contra. Não sei quantas vezes eu os vi jogar em meus sonhos, técnicos que me inspiraram e influenciaram o meu modo de entender o voleibol. Hoje eu tive a mesma honra que que muitos dos meus heróis tiveram antes de mim”, afirmou Bebeto.

Já Fofão é uma das grandes levantadoras da história e disputou cinco Olimpíadas. Ela rendeu uma homenagem ao pai.

“Estou vivendo um dos maiores momentos que um atleta pode almejar na vida. Quando comecei a jogar voleibol não sabia onde iria chegar. E agora, analisando tudo que fiz, é incrível ver onde estou. Foi um caminho longo e recheado de adversidades, mas todos os desafios valeram a pena. Nunca pensei que me dedicaria por 30 anos a este esporte e que por 17 anos vestiria a camisa da seleção brasileira. Eu vivi todos os tipos de emoções: eu ri, eu chorei, me lesionei, gritei e, principalmente, eu me diverti. Meu pai, o Seu Sebastião, me apoio sempre. Infelizmente não está mais aqui, mas me incentivou ao longo de toda a minha carreira, e acreditou em mim mais que eu mesma. Dizia que eu só não venceria se não quisesse. Cresci acreditando nisso e sei que ele está orgulhoso de onde a filha dele chegou”, falou Fofão.

Completam a lista de brasileiros que ingressaram no Hall da Fama:
- Bernard Rajzman em 2005
- Jaqueline Silva em 2006
- Carlos Arthur Nuzman em 2007
- Ana Moser em 2009
- Adriana Behar e Shelda em 2010
- Maurício Lima em 2012
- Nalbert e Sandra Pires em 2014