Topo

Brasil vence amistoso em estádio de futebol em 1º jogo após ouro no vôlei

Divulgação/CBV
Imagem: Divulgação/CBV

Do UOL, em São Paulo

03/09/2016 17h29

Duas semanas depois de conquistar o ouro olímpico nos Jogos do Rio, a seleção brasileira masculina de vôlei deu mais um show. Dessa vez foi em um amistoso contra Portugal, que teve uma atração especial: o jogo foi realizado na Arena da Baixada, estádio de futebol do Atlético-PR, que estava quase lotado, com mais de 33 mil pessoas pagantes. Contra um adversário frágil, o Brasil teve tranquilidade para vencer por 3 sets a 0 e fazer a festa, que inclusive é uma das despedidas do líbero Serginho. A outra será neste domingo, às 10h (de Brasília), em mais um estádio de futebol, o Mané Garrincha.

Mesmo antes do jogo começar, o clima de festa já tomou conta da Arena da Baixada, pois os jogadores entraram um a um para serem aplaudidos pela torcida. Eles também receberam uma placa de ouro como homenagem. Os únicos problemas foram pequenas goteiras na quadra, pois a cobertura do estádio não aguentou 100% da chuva que caiu em Curitiba. Mas logo isso foi resolvido e não atrapalhou a festa.

A princípio, existia uma diferença muito grande entre as formas que Brasil e Portugal encaravam o jogo. Os campeões olímpicos estavam mais descontraídos, enquanto o técnico da seleção portuguesa afirmou que para eles era como se fosse uma final de campeonato. E nem mesmo isso fez com que o jogo ficasse equilibrado, pois a diferença de nível entre as equipes é muito grande. Portugal está na 2ª divisão da Liga Mundial e em 26º no ranking mundial.

 

No primeiro set, logo o Brasil abriu vantagem de 17 a 11 e ficou tranquilo no jogo. Venceu no final por 25 a 17 sem sustos. Todos jogadores tiveram bom desempenho, mas o que chamou atenção foram os gritos de Bernardinho, sempre cobrando os atletas, como se fosse na Olimpíada.

Ele só começou a relaxar no 2º set, mas principalmente porque os atletas não deram mole, jogaram melhor ainda e venceram por 25 a 13. Foi a vez do jovem Douglas Souza surpreender com muitos pontos, inclusive três de saque. A partida estava tão tranquila que os atletas começaram a fazer brincadeiras com a torcida. Lipe acertou um saque "jornada nas estrelas". Bruninho fez ponto de segunda. E a torcida foi ao delírio.

Com a seleção de Portugal já abalada, cometendo erros bizarros, o Brasil usou reservas para dar um novo fôlego no terceiro set. Bernardinho foi flagrado até dando risada com os jogadores na beira da quadra. Mesmo assim deu certo e aconteceu a vitória por 25 a 16, fechando os 3 sets a 0.

O último ato dos jogadores no estádio foi especial: eles deram uma legítima volta olímpica no estádio, cumprimentaram diversos torcedores na Arena da Baixada e posaram para inúmeras fotos. A festa ficou completa.