Diversidade

15 momentos marcantes da história LGBT no esporte

A luta contra a homofobia tem ajudado a derrubar barreiras para atletas LGBT. Ainda não é uma briga vencida, mas alguns marcos têm sido importantes. Para celebrar a semana da diversidade, o UOL Esporte listou 15 momentos marcantes da história.
Jaspersen/picture alliance via Getty Images

1975

Johannes Eisele/AFP

Dave Kopay

Foi o 1º jogador da NFL a se declarar homossexual. Com atuações pelo San Francisco 49ers e Washington Redskins, o running back se tornou embaixador dos Jogos Gays e entrou para o conselho da Fundação de Atletas Gays e Lésbicas dos EUA.
Bettmann Archive

1977

Johannes Eisele/AFP

Renée Richards

Depois de jogar o torneio masculino de tênis no US Open entre 1953 e 1960, passou pela redesignação de gênero e conquistou na Suprema Corte de Nova York o direito de disputar o torneio feminino, tornando-se a primeira atleta trans a competir no circuito profissional.
Dave Pickoff/AP

1981

Johannes Eisele/AFP

Martina Navratilova

Um dos maiores nomes do tênis mundial saiu do armário no auge da carreira e se tornou uma das principais ativistas LGBT no esporte, participando de marchas e campanhas em defesa de direitos e igualdade. Em 2014, pediu a ex-modelo Julia Lemigova em casamento no US Open.
AFP

1990

Johannes Eisele/AFP

Justin Fashanu

Foi o 1º jogador da liga inglesa de futebol a publicamente se declarar homossexual. A revelação não foi bem recebida por companheiros de time. Sua carreira entrou em declínio e terminou em 1997, um ano antes de cometer suicídio. Virou símbolo na luta contra a homofobia.
Allsport UK /Getty Images

1992

Johannes Eisele/AFP

Bruce Hayes

O campeão olímpico no revezamento 4x200m livre em Los Angeles-1984 se tornou o 1º medalhista olímpico americano a se declarar gay em 1992. Dois anos antes, já tinha sido o 1º medalhista de ouro a competir nos Jogos Gays, em Vancouver-1990, e a promover a competição.
Ken Regan /Walt Disney Television via Getty Images

1999

Johannes Eisele/AFP

Lilico

Foi um dos primeiros atletas brasileiros a sair do armário. Com carreira de destaque na seleção desde o juvenil, disse ter sido cortado do grupo que iria a Sydney-2000 por ser gay. Parou de jogar em 2005 e morreu dois anos depois, aos 30, após um AVC.
Rogério Assis/Folhapress

2003

Johannes Eisele/AFP

COI

O Comitê Olímpico Internacional publicou resolução que permite que atletas transgênero participem dos Jogos Olímpicos desde que passem pela cirurgia de redesignação sexual. A obrigatoriedade caiu em 2016.
Todd Warshaw/AP

2009

Johannes Eisele/AFP

Gareth Thomas

Um dos grandes nomes do rúgbi no País de Gales se tornou o 1º atleta da modalidade a se declarar abertamente homossexual, já no fim da carreira, em 2009. No ano seguinte, foi votado a personalidade gay mais influente do Reino Unido.
David Jones/PA Images via Getty Images

2014

Johannes Eisele/AFP

Jason Collins

Após 13 temporadas na NBA, tornou-se o 1º jogador abertamente gay da liga, o que lhe custou ficar oito meses sem time. No Brooklyn Nets, mudou a camisa para 98, ano em que o estudante gay Matthew Shepard foi brutalmente assassinado.
Justin Edmonds/Getty Images/AFP

2015

Johannes Eisele/AFP

Abby Wambach

A craque norte-americana foi protagonista de uma das cenas mais marcantes ao comemorar o título mundial dos EUA no futebol com um beijo em sua então mulher, Sarah Huffman, em frente às câmeras e semanas após a Suprema Corte legalizar o casamento gay no país.
Kevin C. Cox/Getty Images

2016

Johannes Eisele/AFP

Rio 2016

O Brasil sediou a Olimpíada mais LGBT da história. Os Jogos tiveram pedido o de casamento de Izzy Cerullo do rúgbi, a presença da modelo trans Lea T na cerimônia de abertura e a participação recorde de 41 atletas LGBT.
Reuters

2017

Johannes Eisele/AFP

Caitlyn Jenner

Medalha de ouro no decatlo na Olimpíada de Montreal-1976 e no Pan da Cidade do México-1975, Bruce Jenner passou por cirurgia de redesignação de gênero em janeiro de 2017. O patriarca da família Kardashian se tornou a mulher transgênero mais famosa do mundo.
Divulgação/Vanity Fair

Tifanny Abreu

A jogadora se tornou a primeira atleta transgênero a competir no vôlei brasileiro. Dois dias antes de estrear na Superliga feminina, conseguiu a permissão para jogar após passar por exames da comissão médica da Confederação Brasileira de Vôlei, baseada nas novas diretrizes do COI.
Neide Carlos/Vôlei Bauru

2018

Johannes Eisele/AFP

Patricio Manuel

Primeiro boxeador transgênero dos Estados Unidos a disputar e vencer uma luta profissional, em dezembro de 2018. Ele havia feito sua última luta no boxe feminino em 2012, antes de iniciar a transição.
Reprodução/Instagram

2019

Johannes Eisele/AFP

Diego Hypolito: "Quero contar uma coisa"

Lucas Lima/UOL
Publicado em 22 de junho de 2019.
Reportagem: Rubens Lisboa
Edição: Fernanda Schimidt