Homenagem

Dener: e se?

25 anos após sua morte, UOL imagina como teria sido a carreira de um dos mais talentosos jogadores de sua geração

DiVasca/UOL
Dener surgiu na Portuguesa em 1991 e, até 1994, foi considerado a principal revelação do futebol brasileiro. Ele morreu no dia 19 de abril de 1994, em um acidente automobilístico no Rio de Janeiro.

E se o acidente não tivesse acontecido?

DiVasca/UOL

1994

Apesar do clamor nacional, Dener é preterido por Parreira e não vai à Copa do Mundo. Parte para a Bundesliga. Na Alemanha, Dunga vira uma espécie de mentor e a dupla brasileira leva o Stuttgart ao vice-campeonato.
Arte/UOL

Copa América 1995

Dener vira o camisa 10 da seleção com Zagallo. No Uruguai, dá a assistência para o segundo gol de Túlio Maravilha na decisão contra a seleção da casa. Aos 24 anos, é protagonista do título.
Arte/UOL

1996

Dias depois da milionária transferência de Ronaldo para o Barcelona, Dener é comprado pelo Bayern de Munique pela mesma cifra: 20 milhões de dólares. É apresentado como superestrela no Estádio Olímpico.
Arte/UOL

Copa de 1998

Dener vence a concorrência com Denílson pela convocação, mas acaba como reserva de luxo e entra só para colocar fogo nas partidas. Foi assim contra a Holanda na semifinal, quando deu um passe mágico para Ronaldo definir a vitória dramática.
Arte/UOL

1997 a 2001

O brasileiro se consolida como um dos melhores da Europa. Mesmo levando broncas de Lothar Matthäus por exagerar nos dribles, Dener conduz o Bayern a três finais seguidas de Champions League. É o grande nome do título de 2001.
Arte/UOL

2001

Em votação apertada, Dener supera o português Luís Figo e vence o prêmio de melhor jogador do mundo, entregue pela Fifa. O craque brasileiro vive o auge de seu jogo, aos 30 anos.
Arte/UOL

Copa de 2002

A maturidade de Dener vence a juventude de Ronaldinho. Felipão coloca o craque do Bayern ao lado de Ronaldo e Rivaldo. Ele dá assistência para gols em todos os jogos e é eleito o melhor do Mundial. Fatura seu segundo prêmio da Fifa.
Arte/UOL

Temporada 2003/04

Dener é a primeira contratação de impacto do Chelsea após a chegada do magnata russo Roman Abramovich: 25 milhões de dólares. Mas no ano seguinte briga com o técnico José Mourinho e é apenas um coadjuvante na conquista da Premier League, no banco de reservas.
Arte/UOL

2005

Insatisfeito na Inglaterra, Dener volta ao Brasil para reforçar o Corinthians, trazido pelo empresário Kia Joorabchian. Ajuda o argentino Carlos Tevez a brilhar na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Arte/UOL

2006

Dener volta à Portuguesa para jogar o Paulistão e ajuda o time onde começou a escapar do rebaixamento. O craque anuncia a aposentadoria aos 35 anos e, em sua última partida, é homenageado: o clube muda o nome do estádio para Arena Dener.
Arte/UOL
Publicado em 18 de abril de 2019.

Edição: Fernanda Schimidt


Ilustrações: DiVasca


Roteiro: Bruno Doro e Bruno Freitas