UOL Esporte Atletismo
 
19/04/2010 - 13h12

'Xará' do tetracampeão Cheruyot fatura a Maratona de Boston

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Robert Kiprono Cheruyot fatura a Maratona de Boston, com direito a novo recorde da competição

    Robert Kiprono Cheruyot fatura a Maratona de Boston, com direito a novo recorde da competição

Deu Robert Cheruyot na Maratona de Boston. Mas não foi o mesmo queniano que já faturou quatro títulos da tradicional prova. Nesta segunda-feira, o campeão foi Robert Kiprono Cheruiyot, jovem atleta que superou dores na coxa para vencer a concorrência e encerrar os 42,195 km na liderança.

O maratonista de 21 anos completou a prova com grande vantagem para seus rivais. Ele bateu o recorde de Boston, com 2min05s52, tempo próximo do recorde mundial do etíope Haile Gebrselassie, de 2min03s59, levando-se em conta que o percurso é cheio de subidas e descidas.

O recorde anterior era de 2006, justamente do xará Robert Kipkoech Cheruiyot, ausente nesta temporada por lesão.O queniano venceu dois etíopes, chegando 1min31s à frente de Tekeste Kebede e batendo o atual campeão Deriba Merga, terceiro colocado.

“Estava correndo com muita dor e preocupado se meus rivais me alcançariam. Mas consegui mostrar meu potencial e ficar com a vitória”, comemorou o queniano, que enfrentou problemas musculares na coxa. Ele fatura US$ 175 mil pela conquista, sendo US$ 25 mil devido ao recorde.

Na prova feminina, a disputa foi até os metros finais. A etíope Teyba Erkesso tinha uma vantagem de cerca de dois minutos para o pelotão, depois de escapar no quilômetro 17, mas perdeu o rendimento no final, vendo a aproximação de Tatyana Pushkareva.

A russa se aproximou muito no quilômetro final mas não conseguiu passar Erkesso, que fechou a prova em 2h26min11s, três segundos à frente da rival, apenas. Foi a quinta vitória da Etiópia na prova feminina.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host