UOL Esporte Atletismo
 
10/06/2010 - 10h26

Iaaf permitirá retorno de Semenya às competições, diz TV; entidade nega

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)

A federação internacional de atletismo (Iaaf) permitirá que a atleta sul-africana Caster Semenya volte às competições. Ela foi envolvida em polêmica por causa das dúvidas quanto à sua identidade sexual, mas, segundo uma rede de televisão do país afirmou nesta quinta-feira, o caso foi encerrado pela entidade.

Depois de realizar testes para determinar o gênero da campeã mundial dos 800 m, a Iaaf dará permissão para que Semenya volte às competições, de acordo com a EVT, que cita fontes próximas à investigação.

O ministro do Esporte Makhenkesi Stofile e o técnico Michael Seme não se pronunciaram sobre a suposta decisão. Já a Iaaf negou que a resolução já tenha sido tomada.

“Não posso comentar nada antes que o ministro o faça”, disse à AFP Seme. “Há uma decisão sobre o tema, mas neste momento não posso dizer se é positiva ou negativa”, afirmou Stofile.

Em um comunicado, a Iaaf afirmou que apesar dos rumores na África do Sul, não havia nenhuma previsão de declaração final sobre a atleta, nem conferência de imprensa para fazer um anúncio.

No último mês de agosto, durante o Mundial de Atletismo de Berlim, a Iaaf decidiu começar uma investigação sobre a atleta, devido à sua morfologia ter aparência masculina, segundo a entidade. Ela foi afastada das competições até um resultado final.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host