UOL Esporte Atletismo
 
Reuters

Usain Bolt sofreu a primeira derrota desde 2008 na última semana, para Tyson Gay

10/08/2010 - 09h41

Lesão muscular nas costas tira Bolt das competições até 2011

Das agências internacionais
Em Berlim (ALE)

O recordista mundial dos 100 m e 200 m rasos Usain Bolt não correrá mais na temporada 2010. Uma lesão muscular nas costas está incomodando o atleta, que preferiu se retirar para poder se recuperar.

DERROTADO PELO ARQUIRRIVAL

  • O norte-americano Tyson Gay superou o jamaicano Usain Bolt na final dos 100m rasos da etapa de Estocolmo da Liga de Diamante, na última sexta-feira. Foi a primeira derrota do jamaicano desde julho de 2008, encerrando uma série de 14 vitórias em finais. Bolt ficou com a prata e Richard Thompson, de Trinidad e Tobago, terminou em 3º.

Segundo o empresário Ricky Simms, Bolt passou por exames com um médico na Alemanha, que explicou que o problema nas costas “restringe sua capacidade de gerar força para ganhar impulso”.

O anúncio feito pela equipe do velocista jamaicano acontece menos de uma semana depois da derrota para Tyson Gay, seu principal rival. O norte-americano foi o vencedor dos 100 m rasos na etapa de Estocolmo, na Suécia. Ele cravou 9s84, contra 9s97 do jamaicano, medalhista de prata.

Esta foi a primeira derrota de Bolt desde julho de 2008, encerrando uma série de 14 vitórias em finais.

Com a ausência nas competições, Bolt não poderá cumprir os contratos para correr a Liga de Diamante. Ele era aguardado para participar das etapas de Zurique, na Suíça, e Bruxelas, na Bélgica.

“Estou muito desapontado em perder dois dos melhores meetings do circuito, mas confio que será o melhor para mim, para prevenir riscos no próximo ano”, afirmou Bolt. “2011 e 2012 são anos muito importantes em termos de campeonato e espero voltar totalmente recuperado”. O velocista se refere a provas como o Mundial de Daegu e as Olimpíadas de Londres.

Simms acrescentou ainda que as condições em que Bolt estava correndo poderiam arriscar o velocista a lesões mais graves em suas pernas. Por outro lado, um antigo problema no tendão de Aquiles foi sanado, de acordo com a ressonância magnética.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host