UOL Esporte Atletismo
 
23/08/2010 - 09h01

Ouro do salto nos Jogos da Juventude é resultado de apoio, diz técnico

Mariana Bastos
Da Folhapress
Em Cingapura

Um dia após o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, eximir a entidade da tarefa de revelar novos talentos, o técnico Nélio Moura demonstrou como uma boa articulação entre diversos setores pode resultar na formação de um jovem campeão. Nélio é treinador de Caio Cézar Fernandes dos Santos, atleta de salto em distância responsável pelo primeiro ouro do Brasil nos Jogos da Juventude.

SALTADOR, JUDOCA E BOXEADOR VIRAM PROMESSAS PARA RIO-2016

Foram necessários sete dias de competição, 19 finais disputadas e três quartos lugares para o Brasil ver suas promessas para a Rio-2016 irem ao pódio na Olimpíada da Juventude, em Cingapura.

Medalhas conquistadas com autoconfiança, ponto comum do saltador Caio Cézar dos Santos, 17, da judoca Flávia Gomes, 16, e do boxeador David Lourenço, 18. Antes da competição, todos eles não vislumbravam nada menos do que o ouro.

Sou testemunha do empenho de vários órgãos na busca do desenvolvimento do esporte. Temos muito que melhorar, mas, quando as coisas funcionam, temos que dar crédito" , afirma Nélio. "As lições a serem aprendidas com casos de sucesso são tão importantes quanto as ensinadas pelos reveses".

Caio Cézar dos Santos foi descoberto há três anos por um professor especialista em iniciação, ligado a uma secretaria municipal de esportes -no caso, a de Barretos.

Depois, foi encaminhado a um centro de excelência, no Ibirapuera, mantido por uma parceira do governo do Estado de São Paulo com a Federação Paulista de Atletismo.

Hoje, conta com o suporte do Programa de Apoio aos Jovens Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo e com um patrocínio privado.

Na preparação para os Jogos da Juventude, ele recebeu financiamento do COB para treinar em Madri. "Já se pode considerar o Caio como um grande exemplo de como se pode ter sucesso quando se faz as coisas de maneira sistematizada", afirma o treinador.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host