UOL Esporte Atletismo
 
24/08/2010 - 09h03

Atletismo comemora 'feito histórico' nos Jogos da Juventude em Cingapura

Mariana Bastos
Da Folhapress
Em Cingapura

O atletismo brasileiro encerrou nesta segunda-feira sua participação nos Jogos da Juventude celebrando as conquistas de suas maiores promessas para a Rio-2016, Thiago Braz, 16, e Caio Cézar dos Santos, 17. Os dois atletas conquistaram, respectivamente, uma medalha de prata, no salto com vara, e uma de ouro, no revezamento medley, disputado por equipes com atletas de diferentes países.

O saldo final foi de dois ouros, ambos de Caio Cézar, uma prata e dez finais. O Brasil levou 15 atletas aos Jogos.
‘Cumprimos a melhor participação de todos os tempos do atletismo brasileiro em eventos olímpicos’’, disse o coordenador técnico da modalidade em Cingapura, José Haroldo Gomes, o Arataca.

Em Helsinque-1952, o atletismo deu ao Brasil um ouro no salto triplo, com Adhemar Ferreira da Silva, e um bronze no salto em altura, com José Telles da Conceição. Mas o segundo ouro de Caio em Cingapura não foi inteiramente brasileiro.

O atleta disputou o revezamento medley, em que cada participante corre uma distância diferente, representando a América, ao lado do jamaicano Odane Skeen, do americano Najee Glass e do dominicano Luguelin Santos. A prova, modalidade exclusiva dos Jogos da Juventude, foi criada para promover a interação entre atletas de nacionalidades diferentes.

‘Foi uma experiência incrível. Pela manhã, eu treinei com os outros e foi muito legal’’, declarou Caio, entusiasmado após a conquista.

Na área de entrevistas, com sua segunda medalha no peito, Caio deu um forte abraço no amigo Thiago, que celebrava sua prata como se a comenda fosse dourada. Sob chuva, o atleta saltou 5,05 m, mesma altura que o campeão Didac Salas. O brasileiro, porém, perdeu o ouro no critério do desempate.

‘Isso não me deixa chateado. Estou muito feliz porque uma medalha olímpica todo mundo gostaria de ganhar. Com ouro, prata ou bronze, a felicidade é a mesma’’, afirmou, sorridente.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host