UOL Esporte Atletismo
 
Sérgio Shibuya/ZDL

Atletas amadores se preparam para a largada da São Silvestre, na edição de 2009

23/12/2010 - 06h40

Devido ao Réveillon, amadores da S. Silvestre terão medalha antes de correr

Maurício Dehò
Em São Paulo

Com o aumento do número de inscritos na São Silvestre para a edição 2010 da tradicional prova, novas soluções tiveram de ser criadas para que os atletas – principalmente os amadores – tenham maior conforto na saída do evento, que é realizada na avenida Paulista, em São Paulo. O local é ainda palco do Réveillon na capital paulista, atraindo uma multidão na virada do ano após a corrida. Estima-se que 100 mil pessoas dividirão o espaço no momento do encerramento do evento, no fim de tarde do dia 31.

O mais curioso para este ano é que nenhum corredor que resolveu participar da competição precisará de fato calçar os tênis e completar os 15 km para conseguir sua medalha de participação. Para agilizar o fim da prova, ela será entregue junto com o kit dos corredores, que acontece entre 28 e 30 de dezembro*.

A iniciativa causou polêmica entre participantes, já que um dos méritos dos atletas é justamente chegar ao fim do percurso e receber o prêmio.

Para este ano, a organização anuncia a presença de 21 mil pessoas na corrida, um aumento de três mil em relação à última edição. Serão 400 pessoas chegando por minuto ao fim do trajeto.

Outra alteração em relação à edição de 2009 é o uso de um chip descartável. Anteriormente, formava-se uma fila para que todos os corredores devolvessem o chip utilizado durante a prova. o que não será mais necessário. Usava-se o espaço de um estacionamento ao lado da chegada, que não poderá mais ser utilizado este ano.

Assim, a organização tenta promover uma circulação mais rápida das pessoas que disputarem e acompanharem a prova.

"Todas essas mudanças foram feitas para promover a segurança e o conforto do corredor e público espectador. O Comitê Organizador da São Silvestre e do Réveillon , em conjunto com a CET e Polícia Militar, estudaram todas as alternativas de fluxo da região com critérios baseados na segurança do público, circulação, suporte médico durante a prova, acesso do público ao Réveillon e todo o processo de transição das pessoas da São Silvestre para o Réveillon”, explicou Thadeus Kassabian, diretor de operações da São Silvestre.

*A entrega dos kits de participação acontece nos dias 28 e 29 de dezembro, das 9h às 19h, e no dia 30, das 9h às 17h, no Ginásio Mauro Pinheiro, na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera, São Paulo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host