UOL Esporte Atletismo
 
Don Emmer/AFP

Fabiana Murer conquistou o ouro no torneio em Nova York com a marca de 4,74 m

29/01/2011 - 07h13

Fabiana Murer abre temporada com vitória em NY e melhor marca do ano

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A brasileira Fabiana Murer abriu o ano assumindo a liderança mundial do salto com vara. Ela venceu a 104ª edição do Millrose Games, evento realizado no tradicional Madison Square Garden, em Nova York.

Murer ficou com a medalha de ouro da competição ao conseguir como melhor salto a marca de 4,74 m, portanto sem novo recorde sul-americano – suas marcas continentais são de 4,82 m no indoor e 4,85 m ao ar livre.

"Foi bom estrear com uma vitória, mas ela poderia ter saltado mais. Estava bem. Talvez tenha estranhado um pouco o tablado do ginásio indoor porque errou a corrida nas três tentativas que fez para saltar 4,84 m", comentou o técnico Elson Miranda.

Com o resultado da madrugada deste sábado, Murer já tem a melhor marca do ano, mas o salto com vara ainda não viu as estreias de suas maiores estrelas. A brasileira aguarda para fevereiro um duelo com a russa Yelena Isinbayeva, multirrecordista mundial.

Elas competem no dia 12, em Donetsk, Ucrânia. O Pole Vault Stars, organizado pelo lendário Serguei Bubka, é um torneio apenas para atletas do salto com vara e será um dos primeiros no retorno da russa às pistas de atletismo.

Em Nova York, Fabiana Murer não chegou a ser ameaçada. A maior candidata ao ouro, ao seu lado, era a norte-americana Jenn Suhr, medalhista olímpica em Pequim-2008. No entanto, ela não passou da segunda colocação, com 4,64 m. Outra atleta da casa, Melinda Owen, ficou com o bronze (4,44 m).

Velocidade jamaicana

Nas provas de velocidade, o esperado aconteceu: domínio jamaicano, sem maiores problemas. Veronica Campbell-Brown venceu os 60 m rasos (prova não olímpica) com o tempo de 7s11, seguida pelas norte-americanas Lauryn Williams (7s22) e Lisa Barber (7s23).

No masculino, Nesta Carter ganhou na mesma distância, com 6s52. Ele foi seguido por Mike Rodgers (6s56) e Trell Kimmons (6s57), dos EUA. Apesar do bom resultado para a Jamaica, a classificação geral do evento teve os Estados Unidos vencendo por pontos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host