Topo

Ex-lixeiro, Solonei Rocha deixa quenianos para trás e vence Maratona de SP

Solonei da Silva (óculos) venceu pela primeira vez a Maratona de São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress
Solonei da Silva (óculos) venceu pela primeira vez a Maratona de São Paulo Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

17/06/2012 10h47

O corredor brasileiro Solonei Rocha da Silva bateu os quenianos, venceu a Maratona de São Paulo neste domingo com o tempo de 2h12min25s e quebrou um jejum de três anos sem vitórias de atletas do país na prova. Ex-lixeiro, Solonei, de 30 anos, foi medalhista de ouro no Pan de Guadalajara, mas não conquistou índice para os Jogos de Londres. 

CAMPEÃO NÃO ESTARÁ EM LONDRES

  • Fernanda Paradizo/Divulgação

    Apesar do título na martona de São Paulo, Solonei da Silva não estará em Londres-2012. Os representantes brasileiros na Olimpíada serão Franck Caldeira, Marílson Gomes dos Santos e Paulo Roberto de Almeida Paula

Foi o oitavo título do Brasil na Maratona de São Paulo e agora os atletas brasileiros encostam nos quenianos, que somam nove triunfos na prova nas ruas de São Paulo. 

"Foi um período curto de treinamento para a Maratona, mas consegui. Sobre eu ter sido coletor de lixo, me orgulho muito, se sou maratonista hoje é por ter sido coletor", disse Solonei à TV Globo

O queniano Hillary Kimaiyo foi o segundo colocado e o compatriota Katui Kipkemoi foi o terceiro colocado. O corredor desmaiou assim que cruzou a linha de chegada e foi socorrido pelos médicos. 

Na prova feminina, mais uma vez domínio africano. Rumokol Chepkanan, do Quênia, chegou disparada na primeira colocação, com o tempo de 2h31min31s. Ela com isso pulverizou o recorde da prova, que já havia sido quebrado em 2011, com o tempo de 2h36min46 da marroquina Samira Raif.

Chepkanan já havia sido a segunda colocada na edição anterior, e não teve competição para cruzar na frente, com tranquilidade.