Topo

Promotoria estuda entrar com recurso para aumentar a pena de Pistorius

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 11h12

Oscar Pistorius ainda pode receber uma pena maior pela morte de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp. A promotoria confirmou nesta sexta-feira (24) que estuda entrar com recurso contra a sentença proferida nesta semana, que condenou o campeão paraolímpico a cinco anos de prisão por homicídio culposo.

Porta voz da promotoria, Nathi Mncube afirmou que o promotor chefe Gerrie Nel consultou o professor James Grant, especialista no assunto, para saber sobre a possibilidade de entrar com recurso.

Especialistas criminais da África do Sul criticaram a decisão da juíza Thokozile Masipa de absolver Pistorius das acusações de assassinato premeditado e homicídio doloso. Ela acatou a tese da defesa de que o atleta atirou contra a namorada ao confundi-la com um invasor.

Caso o julgamento seja reaberto, Pistorius pode pegar um mínimo de 15 anos de prisão pelas acusações feitas pela promotoria. Já a defesa do campeão paraolímpico espera que o atleta passe apenas um terço da pena atual na cadeia, revertendo o restante para serviços comunitários ou prisão domiciliar.