Topo

Atleta que ficou paraplégica em salto volta a mexer os braços: "nada mudou"

Do UOL, em São Paulo

22/09/2015 06h00

A história da austríaca Kira Grünberg chocou o mundo em julho deste ano, quando uma queda no lugar errado durante um treino de salto com vara a deixou paraplégica. A fratura na quinta vértebra também havia limitado o movimento dos braços. Passados quase dois meses, no entanto, Kira se recupera bem, já mexe os braços e encara a nova etapa mostrando seu lado otimista. A recordista nacional lida com os novos obstáculos como um exemplo de superação.

“Simplesmente sigo vivendo como antes, só que agora estou na cadeira de rodas e na cama. Mas tirando isso, nada mudou”, disse ela à rádio ORF, da Áustria. “A vida segue bonita. Você pode se alegrar com as pequenas coisas”, acrescentou.

Kira tem só 22 anos e é a recordista austríaca do salto com vara, com a marca de 4,45 metros. Ela estava treinando sob a supervisão do pai em sua cidade natal, Innsbruck, quando seu corpo caiu sobre a cabeça fora do colchão de proteção.

Depois do acidente, a federação local prestou ajuda à família da atleta, que ainda conta com doações de torcedores. Kira também recebe muitas mensagens dos fãs e faz questão de responder todas elas. “Obrigada por todas as palavras. Esse apoio me dá a força necessária para lutar todo dia. Prometo que não vou desistir”, escreveu ela.

Atletas também visitam a saltadora. Aos poucos, Kira tem recebido mais jornalistas para mostrar como tem sido sua recuperação. O salto com vara não faz mais parte de sua rotina, mas a austríaca agora conta uma nova história para seus fãs.