Topo

Vencer o sol: corrida no dia mais longo do ano atrai 30 mil pessoas

Nessa ultramaratona, é preciso terminar antes de o sol se pôr - Divulgação
Nessa ultramaratona, é preciso terminar antes de o sol se pôr Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/10/2016 06h00

Uma vez por ano, no dia mais longo do hemisfério norte, o homem desafia a natureza em uma corrida de montanha: é preciso completar quase 150km antes de o sol se pôr, largando assim que ele nasce. O limite é de 15 horas, 41 minutos e 35 segundos. E mesmo contando com atletas profissionais, algumas equipes fracassam na prova que é quase uma expedição e atrai milhares de interessados.

O palco dessa ultramaratona de revezamento é a Mont Blanc, a maior montanha do oeste europeu. A prova corta três países: França, Itália e Suíça. O percurso contorna a montanha e tem de tudo: trecho na neve, pequena escalada e muita subida/descida: a variação de elevação supera os 8 mil metros.

Não à toa, a prova, chamada oficialmente de Beat the Sun (Vença o Sol, em tradução livre), é conhecida como o mais difícil desafio natural. As temperaturas variam de -5ºC a 25ºC. Nevascas são comuns na região no dia 21 de junho, data da corrida e o início oficial do verão no hemisfério norte.

Pontualmente às 5h44, horário em que o sol nasce na região, é dada a largada para os times selecionados. Cada equipe é formada por seis atletas, sendo três profissionais e três amadores. Em 2016, por exemplo, oito sextetos encararam o desafio. Apenas dois conseguiram vencer o sol e suas 15h41min35 de duração.

Qualquer atleta amador pode participar, mas é preciso ter sorte e popularidade. No ano passado, mais de 30 mil inscrições foram registradas para as 24 vagas disponíveis aos amadores. Dessas, 50 pessoas se classificaram à final por decisão da organização. Mas o último filtro é feito por voto popular.

Neste ano, a prova contou com uma participante especial: Deena Kastor, recordista norte-americana da maratona (2h19min36) e da meia-maratona (1h07min34), fechou a corrida para um dos times representando a América. A medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas-2004, na maratona, colocou mais uma conquista e tanto no currículo aos 43 anos. Ela venceu o sol.