Topo

Iaaf relata ataque hacker e teme vazamento de informações sobre atletas

Presidente da Iaaf, Sebastian Coe pediu desculpas por incidente - REUTERS/Jason Lee
Presidente da Iaaf, Sebastian Coe pediu desculpas por incidente Imagem: REUTERS/Jason Lee

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 07h17

A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), relatou nesta segunda-feira, em um comunicado oficial, que foi vítima de um ataque hacker durante fevereiro e teme o vazamento de informações sobre o uso de terapias de exceção (TUE) por atletas.

De acordo com a Iaaf, uma investigação identificou o grupo Fancy Bear como autor do ataque. O grupo é o mesmo que em setembro de 2016 vazou detalhes das fichas médicas de atletas de todo o mundo na Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês).

A terapia de exceção é uma prática controlada pela Wada e federações sobre o uso de substâncias prescritas e autorizadas para uso medicinal dos atletas. As informações destas fichas são confidenciais.

Segundo o comunicado da Iaaf, a presença de acesso remoto não autorizado à rede foi observada no dia 21 de fevereiro, sendo que os dados sobre os TUEs dos atletas foram coletados de um servidor de arquivos e armazenados em um arquivo recém-criado.

“Não se sabe se esta informação foi posteriormente roubada da rede, mas dá uma forte indicação do interesse e intenção do grupo e mostra que eles tinham acesso e meios para obter o conteúdo deste arquivo à vontade”, diz o texto.

A Iaaf ainda informa que avisou a todos os atletas envolvidos sobre o ataque e trabalha para melhorar a segurança da rede. "Nossa primeira prioridade é com os atletas que forneceram à Iaaf informações que acreditavam ser seguras e confidenciais", disse o presidente da Iaaf, Sebastian Coe.

"Eles têm nossas mais sinceras desculpas e nosso compromisso total de continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para remediar a situação e trabalhar com as melhores organizações do mundo para criar um ambiente o mais seguro possível", completou.