Topo

Campeão olímpico no Rio, Braz estreia na temporada com um 4º lugar na China

Brasileiro Thiago Braz fica atrás de adversários que superou na Olimpíada do Rio - REUTERS/Kai Pfaffenbach
Brasileiro Thiago Braz fica atrás de adversários que superou na Olimpíada do Rio Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Do UOL, em São Paulo

13/05/2017 11h06

O campeão olímpico Thiago Braz da Silva estreou neste sábado na temporada ao ar livre de 2017. O brasileiro ficou em quarto lugar no salto com vara do Grande Prêmio Golden Xangai, na China, válido pela segunda etapa da Liga Diamante de atletismo. O medalhista da Rio-2016 obteve a marca de 5,60 m, a mesma do canadense Shawn Barber, que acabou com o bronze, pelos critérios de desempate.

O americano Sam Kendricks, bronze no Rio, foi o vencedor, com 5,88 m, seguido do francês Renaud Lavillenie, prata na Olimpíada, com 5,83 m. Ambos ainda tentaram saltar 5,93 m, mas não conseguiram ultrapassar a marca.

O dia não foi fácil para Thiago, que tem 6,03 m como recorde brasileiro, sul-americano e olímpico. O campeão do Rio entrou na prova com 5,50 m de altura e precisou das três tentativas para se classificar à rodada seguinte. Nos 5,60 m, também ultrapassou o sarrafo no último salto. Nos 5,70 m, não conseguiu prosseguir na prova, falhando nas três oportunidades que teve.

Agora, Thiago Braz retoma os treinamentos. Pela programação inicial, o brasileiro volta a competir no próximo dia 27 no Prefontaine Classic, em Eugene, nos Estados Unidos, na terceira etapa da Liga Diamante. Na sequência, viaja para São Bernardo do Campo, onde será uma das atrações do Grande Prêmio Caixa de atletismo, no dia 3 de junho. Uma semana depois, no mesmo local, disputa o Troféu Brasil Caixa de Atletismo.