Esporte

Indicação de sede do Mundial de atletismo de 2021 é investigada pelo FBI

Craig Mitchelldyer/Getty Images/AFP
Imagem: Craig Mitchelldyer/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/06/2017 18h12

A decisão de sediar o Mundial de atletismo de 2012 em Oregon, nos Estados Unidos, está sendo investigada pelo FBI e por autoridades fiscais norte-americanas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela rede de TV britãnica BBC.

A cidade, no estado do Oregon (noroeste do país), foi diretamente indicada pela IAAF em 2015, apesar do interesse de Gotemburgo (Suécia) em participar de uma disputa pelo evento. A decisão teve participação central, segundo a emissora, de Lamine Diack, então presidente da entidade.

Diack está cumpre pena em prisão domiciliar na França. No país, a decisão de 2015 da IAAF já vinha sendo investigada por promotores locais – com o apoio da própria IAAF.

Segundo a emissora, a decisão teria recebido por lobby da Nike, cuja sede se localiza nos arredores de Oregon. Em 2015, segundo a emissora, o ex-atleta britânico Sebastian Coe – embaixador da empresa durante 38 anos – teria participado do lobby.

Coe acabou eleito o presidente da própria IAAF após Diack deixar o cargo em agosto de 2015. À emissora, o dirigente negou qualquer interferência na escolha de Oregon à sede do Mundial de 2021.

Procurada pela BBC, a IAAF disse desconhecer qualquer investigação nos EUA a respeito da competição.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Esporte

Topo