Esporte

Dirigente acusado de receber propina pela Rio-2016 tem suspensão preventiva

Handout/Getty Images
Frank Fredericks carrega tocha olímpica no Rio de Janeiro durante revezamento Imagem: Handout/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/07/2017 13h26

Nesta segunda-feira (17), a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) informou que Frank Fredericks, membro do seu conselho, foi suspenso preventivamente. O dirigente é suspeito de violar o código de ética da entidade e receber propina para votar no Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016.

A suspensão foi imposta por Michael Beloff, presidente do Comitê Disciplinar da Iaaf, cumprindo determinação da Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).

Empresa de Fredericks, a Yemi Limited recebeu pagamentos perto da data de escolha da cidade sede da Olimpíada de 2016. O dirigente da Iaaf tinha direito a voto como membro do Comitê Olímpico Internacional, empresa que o investiga.

Os pagamentos foram feitos pela Pamodzi Sports Consulting, empresa controlada por Papa Massata Diack, empresário senegalês alvo de denúncias de corrupção. Fredericks defende-se dizendo que os pagamentos se referem a serviços prestados e não têm nada a ver com a escolha da cidade-sede.

A investigação de Fredericks será liderada por Sir Anthony Hoope, juiz britânico com experiência em casos de integridade no esporte.

A suspensão preventiva imposta pela AIU, entidade independente da Iaaf, vale enquanto Fredericks for investigado. O dirigente dá indícios de que pretende contestar a decisão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo