Topo

Ouro em 2008, queniano é pego no doping e diz ter sido vítima de extorsão

Asbel Kiprop em ação durante o Mundial de Atletismo de 2017 - Andy Lyons/Getty Images for IAAF
Asbel Kiprop em ação durante o Mundial de Atletismo de 2017 Imagem: Andy Lyons/Getty Images for IAAF

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 09h30

De acordo com reportagem da emissora britânica “BBC”, Asbel Kiprop, campeão olímpico dos 1.500m em 2008, teve exame antidoping com resultado positivo em novembro de 2017. No entanto, o atleta queniano acusa os responsáveis pelo controle de terem manipulado o resultado como forma de extorsão.

A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU, na sigla em inglês) confirma que teste antidoping realizado em Kiprop durante competição em novembro de 2017 encontrou o hormônio EPO. No entanto, o atleta alega que o resultado “virou positivo” depois que ele se negou a pagar fiscais.

Segundo comunicado emitido pelo advogado de Kiprop, o queniano recebeu uma ligação informando sobre um teste antidoping no dia seguinte. Os responsáveis pelo teste pediram dinheiro para o atleta, e ele teria deixado a amostra desprotegida enquanto procurava sua carteira.

A agência antidoping do Quênia diz não ter qualquer tipo de ligação com os dois homens citados por Kiprop.

A AIU alega que sua amostra não foi adulterada e reclama pelo fato de Kiprop ter sido avisado com antecedência sobre o exame. A informação privilegiada pode pesar contra o queniano em seu julgamento.