UOL Esporte Atletismo
 
06/08/2009 - 18h59

Atletas abrem mão de contraprova e são suspensos por dois anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Três dos cinco atletas brasileiros pegos no exame antidoping estão suspensos por dois anos das competições. Para não correr o risco de terem suas penas agravadas, Jorge Célio da Rocha Sena (200m e 4x100m), Bruno Lins Tenório de Barros (200m e 4x100m) e Lucimara Silvestre da Silva (Heptatlo) abriram mão da análise da contraprova de suas amostras de urina e receberão a punição prevista pelo regulamento da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

"Os atletas que apresentarem resultado adverso nas amostras "A" de controle de doping promovidos pela CBAt e que abrirem mão da análise da contra-prova "B" assumem integralmente as conseqüências e sanções previstas nas regras da IAAF e, por via de conseqüência, não terão suas penas agravadas", disse a Confederação Brasileira de Atletismo, através de um comunicado oficial.

Todos os cinco atletas envolvidos no escândalo são da Rede Atletismo. Sob orientação dos treinadores da equipe, os competidores foram submetidos a injeções de eritropoietina (EPO). Segundo o técnico Jayme Netto, o medicamento teria sido indicado pelo fisiologista Pedro Balikian Jr, professor e coordenador do laboratório de fisiologia do exercício da Unesp, segundo o qual a substância serviria para acelerar a recuperação física dos atletas.

Além de Jorge Célio da Rocha Sena, Bruno Lins Tenório de Barros e Lucimara Silvestre, também foram pegos pelo exame antidoping Josiane da Silva Tito (4x400m) e Luciana França (400m com barreiras). Membro da mesma equipe, Lucimar Teodoro (400m com barreira) já havia sido flagrada anteriormente, em exame realizado durante o Troféu Brasil, mas a substância dopante não foi divulgada.

A CBAt também suspendeu preventivamente Jayme Netto e Inaldo Sena, treinadores que participaram do escândalo do doping. A entidade também instaurou uma sindicância para saber se outros atletas ou técnicos também estariam envolvidos no caso.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host