UOL Esporte Basquete
 
06/09/2010 - 19h15

Mundial da Fiba continuará com 24 seleções até, pelo menos, próxima edição na Espanha

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Mundial de basquete de 2014, que acontecerá na Espanha, manterá o formato de 24 seleções, afirmou nesta segunda-feira o secretário-geral da entidade, Patrick Baumann. Segundo ele, o motivo é principalmente o curto espaço de tempo até a próxima competição.

A declaração é uma negativa ao aumento da competição mundial para 32 times, como ocorre com a Copa do Mundo, por exemplo. “Há espaço para oito equipes suplementares, mas os prazos neste momento nos fazem pensar mais em 2018 do que em 2014”, afirmou Baumann, durante as partidas de oitavas de final no ginásio Sinan Erdem Dome, em Istambul.

A competição mundial foi disputada por apenas 16 equipes no Mundial de 2002, realizado em Indianápolis, nos Estados Unidos, e que teve como campeã a Iugoslávia. Na edição seguinte, no Japão, o número aumentou para 24 seleções, formato que se manteve para a edição de 2010.

A competição na Turquia segue o padrão de 24 equipes, divididas em quatro grupos de seis. Há poucos dias, a Fiba anunciou que tentará, junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional), aumentar o número de países participantes do torneio de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host