UOL Esporte Basquete
 
19/01/2010 - 17h49

Liga Nacional anuncia início de exames antidoping no NBB nesta 6ª

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou o início dos exames antidoping nas partidas do NBB. O controle será feito de forma aleatória já na 11ª rodada da competição nacional, que tem jogos marcados para esta sexta-feira.

Previsto no regulamento do NBB, o exame antidoping já era esperado. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) prometeu em novembro a aplicação dos testes.

“O início do exame antidoping é o cumprimento do que estava prometido. Isso traz credibilidade para o basquete, fazendo com que cheguemos ao mesmo nível das ligas de alto rendimento do mundo”, afirmou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

“Os atletas têm que seguir precisamente as orientações que estão no livro do COB [Comitê Olímpico Brasileiro]. Lá, estão todas as informações necessárias para que os jogadores não usem as substâncias ilegais", disse responsável de Ciência e Performance da CBB, Reginaldo Senna. "O objetivo é de orientar os atletas e fazer com que eles joguem limpo”, completou.

De acordo com o código da Agência Mundial Antidoping, doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários, ou contrário ao espírito do jogo. Quando duas destas três condições estão presentes o caso é considerado doping.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host