UOL Esporte Basquete
 
09/02/2010 - 17h59

Ex-técnicos são homenageados por LNB em Jogo das Estrelas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Kanela e Pedroca, nomes históricos do basquete nacional, serão homenageados pela Liga Nacional de Basquete. A entidade divulgou, nesta terça-feira, que os ex-técnicos darão nome às duas equipes do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB), que acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Uberlândia.

Os dois se destacaram na carreira como treinadores, ambos com passagens pela seleção. Kanela começou a carreira no pólo aquático e no futebol, mas ganhou destaque nas quadras como comandante do Flamengo, entre 1948 e 1970.

Suas maiores conquistas, no entanto, foram com a camisa do Brasil. Treinador do bicampeonato mundial de 1959 e 1963, Kanela comandou nomes como Wlamir Marques, Rosa Branca e Amaury Passos, que falou sobre a importância do ex-treinador para o basquete.

“Para mim, Kanela é a grande personalidade do basquete brasileiro. Ele é o maior responsável pelo sucesso da modalidade e por colocar o Brasil entre os três melhores do mundo", disse Amaury.

Pedroca, por sua vez, tem sua história relacionada à cidade de Franca, um dos maiores pólos da modalidade no país. Professor de educação física, o treinador é reconhecido como uma das figuras mais importantes na implantação do atual padrão tático do basquete brasileiro. Entre outros nomes, treinou Hélio Rubens, hoje técnico do time paulista.

“Ele era um visionário. Ninguém entendia quando ele falava que não era para deixar o jogador adversário pensar e que o basquete não se resumia a saltar e correr. Hoje esse é o conceito mais moderno de basquete, já que quem não pensa, faz no improviso e está mais sujeito a erros”, disse Hélio Rubens.

Os responsáveis por representar as duas lendas do basquete nacional estão definidos. Os armadores Fúlvio (São José), Fernando Penna (Paulistano) e Manteguinha (Joinville); os alas Marcelinho (Flamengo), Thomas (Assis), Rogério (Franca), Guilherme Filipin (Londrina) e Alex (Bauru); e os pivôs Murilo (Minas), Olivinha (Pinheiros), Deivisson (Araraquara) e Rafael Mineiro (São José) representarão Kanela.

Já Pedroca será lembrado pelos armadores Larry (Bauru), Valtinho (Universo) e Sucatzky (Minas); os alas Alex (Universo), Shamell (Pinheiros), Tony Stockman (Franca) e Jefferson Sobral (Joinville); e os pivôs Guilherme Giovannoni (Universo), Baby (Paulistano), Tiagão (Joinville), Shilton (Joinville) e Estevam (Universo).

A votação para a eleição do time titular do Jogo das Estrelas ainda está disponível para o público no site oficial da LNB. Até o momento, os eleitos são Manteguinha, Marcelinho, Guilherme, Murilo e Olivinha, na equipe Kanela, e Valtinho, Alex, Shamell, Baby e Guilherme Giovannoni na Pedroca. A apuração será encerrada no dia 17 de fevereiro.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host