UOL Esporte Basquete
 
06/04/2010 - 00h46

Em decisão equilibrada, Duke bate Butler e vence a NCAA pela quarta vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em duelo emocionante até o último segundo, a universidade de Duke, dona de um dos mais vitoriosos programas de basquete universitário masculino dos EUA, derrotou a pequena Butler, que chegou como surpresa na decisão da NCAA, por um equilibrado placar de 61 a 59. 

Esta foi a quarta vez que Duke venceu a liga universitária, após seis anos de ausência no Final Four da competição. Grande favorito na decisão desta segunda-feira, o Duke Blue Devils não teve vida fácil contra o Butler, mas contou com grande atuação de seu ala Kyle Singler, que anotou 19 pontos e nove rebotes.

Comandado pelo treinador da seleção nacional dos Estados Unidos Mike Krzyzewski, o Coach K, Duke foi crescendo durante o andamento da NCAA, deu a sorte de pegar uma chave mais fácil para chegar as finais e levou o título nacional universitário para a Carolina do Norte.

O técnico Mike Krzyzewski voltou a conquistar um título nacional, o que não ocorria desde o ano de 2001. Assim como Duke, esta foi a quarta vez que Coach K se sagrou campeão da NCAA.

O duelo decisivo em Indiana foi extremamente equilibrado do princípio ao fim. Por apenas um ponto, a Universidade de Duke venceu o primeiro tempo por 33 a 32. A igualdade permaneceu na segunda etapa de jogo, e o placar não se distanciava no ginásio Lucas Oil.

Com dois pontos de vantagem a 3s6 do final, Duke errou seu último lance livre propositalmente para que os rivais não tivessem tempo para a cesta da vitória, mas quase viram o título escapar, com um arremesso de Butler do meio da quadra que tocou no aro e por muito pouco não entrou.

Ainda pelo Duke, Jon Scheyer conferiu 15 pontos, seis rebotes e cinco assistências, e Nolan Smith adicionou 13 pontos. Os cestinhas do Butler foram Gordon Hayward e o reserva Shelvin Mack, com 12 tentos cada um.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host