UOL Esporte Basquete
 
04/05/2010 - 22h44

Franca aproveita pressão da torcida e vence primeira semi contra o Flamengo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Veterano Rogério foi um dos destaques do Franca na vitória sobre o Flamengo pela semi do NBB

    Veterano Rogério foi um dos destaques do Franca na vitória sobre o Flamengo pela semi do NBB

A forte pressão exercida no ginásio Pedrocão fez a diferença para o Franca. Empurrado pela torcida, o time paulista se recuperou de um primeiro quarto ruim, venceu de virada o Flamengo por 90 a 82, nesta terça-feira, no interior de São Paulo, e abriu 1 a 0 na série melhor de cinco das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB).

O Flamengo iniciou a partida dando a impressão de que venceria com facilidade. Com uma forte marcação, o time carioca praticamente anulou o ataque adversário no primeiro quarto e construiu uma vantagem de 10 pontos.

Os donos da casa, porém, acordaram no período seguinte. O Franca melhorou seu volume ofensivo e, empurrado pela torcida, conseguiu reduziu a vantagem do adversário para sete pontos antes do intervalo.

Embalado, o time paulista seguiu melhor no terceiro quarto, chegou a reduzir a diferença para apenas três pontos e obrigou o técnico Paulo Chupeta pedir tempo. O Flamengo equilibrou novamente o confronto no fim do período e, na base dos arremessos de três pontos, manteve a vantagem em cinco pontos.

Os visitantes tiveram um bom início de último quarto e ampliaram a diferença para nove pontos. A forte marcação de Franca, porém, fez com que o Flamengo passasse a forçar os arremessos de três pontos. Os donos da casa se aproveitaram do momento ruim do rival e, apoiados pela torcida, passaram à frente por um ponto a 3min para o final.

Atordoado, o Flamengo seguiu com problemas para superar a marcação implacável do Franca, que contou com dois arremessos certeiros de três pontos do veterano Rogério Klafke para abrir vantagem no placar. Os donos da casa souberam manter a diferença favorável nos minutos finais e fizeram a festa da torcida.

A partida desta terça-feira deixou clara a diferença de estilo de jogo das duas equipes. Enquanto o Franca apostou nas infiltrações e jogadas de garrafão, o Flamengo abusou dos arremessos de três pontos. Foram 36 chutes de longa distância do time carioca, que executou apenas 27 arremessos de dois.

O ala Marcelinho Machado novamente conduziu o Flamengo no placar com 28 pontos. O principal jogador do time carioca arriscou 12 arremessos de três pontos e acertou apenas três, um aproveitamento de 25%.

O destaque do Franca foi o ala Márcio Dornelles, com 22 pontos. Os veteranos do time paulista também tiveram grande atuação. O armador Helinho marcou 18 pontos, enquanto Rogério anotou 20.

As próximas duas partidas da série serão disputadas no Rio de Janeiro. As equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira, às 21h (horário de Brasília), na Arena Multiuso.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host