UOL Esporte Basquete
 
19/05/2010 - 13h14

''Copeiro'', Celtics mantém a sina de surpreender rivais em seus ginásios

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Cestinha dos Celtics com 28 pontos, Paul Pierce destacou a força do time jogando fora de casa. Nós já estivemos em todos os tipos de ambientes e, estando juntos há três anos, sabemos o que esperar. Com 2 a 0 na série melhor de sete, os Celtics fazem os próximas dois jogos em Boston

    Cestinha dos Celtics com 28 pontos, Paul Pierce destacou a força do time jogando fora de casa. "Nós já estivemos em todos os tipos de ambientes e, estando juntos há três anos, sabemos o que esperar". Com 2 a 0 na série melhor de sete, os Celtics fazem os próximas dois jogos em Boston

A vitória do Boston Celtics por 95 a 92 sobre o Orlando Magic na última terça-feira, na Flórida, colocou a equipe de Doc Rivers em uma confortável vantagem de 2 a 0 na série e reafirmou a capacidade do time de arrancar importantes resultados fora de casa. A atuação “na estrada”, aliás, tem sido o diferencial dos Celtics na reta final dos playoffs da NBA.

Os Celtics já somam quatro vitórias consecutivas fora de seus domínios no mata-mata, sendo os trunfos alcançados justamente contra as duas equipes com a melhor campanha na temporada regular da NBA: o Cleveland Cavaliers (61 vitórias e 21 derrotas) e o Orlando Magic (59 vitórias e 32 derrotas), atual adversário na série. Após terminar a temporada com uma modesta oitava melhor campanha da Liga, os bons resultados na estrada têm garantido o crescimento dos Celtics nos playoffs.

Já para os Magic, as duas derrotas em seu ginásio colocam o time em situação complicada na série melhor de sete. Depois de ficar seis semanas sem perder uma única partida (uma série de 17 jogos que incluiu oito jogos nos playoffs), a equipe do pivô Dwight Howard vai à Boston com a obrigação de vencer ao menos um jogo para não ser eliminado em um constrangedor 4 a 0. Na cabeça dos jogadores dos Celtics, contudo, o pensamento é outro. “Nós estamos voltando para casa para fechar a série”, afirmou Paul Pierce após o jogo. "Somos um grupo muito focado, muito determinado e realmente nao queremos voltar para cá", afirmou depois do jogo em Orlando.

O ala, cestinha da partida com 28 pontos (22 no primeiro tempo), destacou a característica "copeira" da equipe após o jogo. “Se posso apontar uma coisa boa da temporada regular é a maneira que nós jogamos fora de casa”, afirmou. De fato, entre todos os times classificados para os playoffs, só o Dallas Mavericks (27-14) tem uma campanha melhor que os Celtics (26-15) fora de casa, uma característica importante quando se trata de playoffs. “Nós já estivemos em todos os tipos de ambientes e, estando juntos há três anos, sabemos o que esperar”, comentou o cestinha.

O segredo para o sucesso fora de casa, segundo Pierce, está na atitude dos companheiros em quadra. “Na estrada você precisa ser agressivo porque espera-se que o outro time venha com muita energia”. Os Magic, contudo, não fizeram valer as palavras do adversário. Salvo os 30 pontos do pivô Howard, o time produziu pouco no jogo. Rashard Lewis arremessou menos de dez bolas em 41 minutos em quadra e Vince Carter, 16 pontos, errou dois lances-livres decisivos nos segundos finais do jogo.

O consolo do time da Flórida é que, o Boston Celtics também teve a pior campanha em casa dentre as equipes dos playoffs, ao lado de Miami Heat e Chicago Bulls (24-17).
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host