UOL Esporte Basquete
 
AP/Chris Carlson

Stoudemire dominou o garrafão e comandou a vitória dos Suns sobre os Lakers

24/05/2010 - 00h16

Stoudemire faz 42 pontos, e Suns vencem a primeira contra os Lakers

Do UOL Esporte
Em São Paulo

SUNS VENCEM A PRIMEIRA NA SÉRIE

  • EFE

    Kobe Bryant fez sua parte, marcou 36 pontos, mas não impediu a primeira derrota dos Lakers na série

  • Reuters

    Steve Nash fez funcionar o ataque dos Suns com 15 assistências, além de contribuir com 17 pontos

O Phoenix Suns mostrou neste domingo que está vivo nas finais da Conferência Oeste. O time do Arizona aproveitou o apoio de sua torcida e, com uma atuação de gala do ala-pivô Amare Stoudemire, venceu uma emocionante partida contra o Los Angeles Lakers por 118 a 109, em Phoenix. Foi a primeira vitória da equipe na série melhor de sete jogos, liderada pela franquia da Califórnia por 2 a 1.

Após duas partidas em que provocou seus rivais de garrafão – e foi superado por eles – Stoudemire finalmente realizou em quadra tudo o que prometeu. Foi dominante ofensivamente debaixo da cesta com 42 pontos, 11 rebotes e 14 lances convertidos em 18 cobrados. Nem mesmo uma grande atuação de Kobe Bryant foi capaz de impedir a vitória dos Suns. O ala-armador fez a sua parte ao chamar a responsabilidade no ataque dos Lakers com 36 pontos e 11 assistências.

A partida deste domingo começou em um ritmo alucinante. Com grande volume ofensivo, as duas equipes trocaram pontos e se mantiveram praticamente empatadas durante todo o período inicial. Kobe Bryant iniciou o confronto com bom aproveitamento nos arremessos e marcou 15 pontos. A boa atuação do astro fez com que os Lakers marcassem 32 pontos e abrissem três de vantagem.

O confronto diminuiu de intensidade com a utilização dos reservas das duas equipes em boa parte do segundo quarto. Com os titulares novamente em quadra, os Suns acertaram a marcação sobre Kobe, que passou a precipitar os chutes. A queda do aproveitamento do astro, somada à noite pouco inspirada de Lamar Odom e Andrew Bynum no garrafão, os donos da casa dominaram o fim do período e foram para o intervalo sete pontos à frente.

O terceiro quarto foi uma repetição do início de partida. Novamente as equipes impuseram um forte ritmo ofensivo, com ataques rápidos de ambos os lados e trocas de pontos. Kobe aproveitou a forte marcação sobre ele para abrir espaço e distribuir boas assistências para Pau Gasol e Derek Fisher, que cresceram na partida e ajudaram os Lakers a diminuírem a diferença para apenas dois pontos.

No último quarto, porém, brilhou o garrafão dos Suns. Com 13 pontos de Stoudemire no período, o time do Arizona abriu 10 de vantagem no placar e obrigou o técnico Phil Jackson a dois pedidos de tempo. Mas a parada não esfriou os donos da casa, que administraram a diferença para obter sua primeira vitória no confronto.

Além da grande atuação de Stoudemire, os Suns ainda contaram com 20 pontos de Robin Lopez e 17 do armador Steve Nash, que ainda distribuiu 15 assistências. Pelo lado dos Lakers, o ala-pivô Pau Gasol anotou 23 tentos e o armador Derek Fisher fez 18.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, às 22h (horário de Brasília), em Phoenix, pela quarta partida da série.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host