UOL Esporte Basquete
 
04/06/2010 - 06h40

Lenda do basquete universitário dos EUA está em estado grave de saúde

Das agências internacionais
Em Los Angeles (Estados Unidos)

O ex-treinador de basquete da UCLA, John Wooden, uma das figures mais reverenciadas no esporte norte-americano, está internado em um hospital com graves problemas de saúda, de acordo com o que divulgou a imprensa norte-americana nesta quinta-feira.

Wooden, que tem 99 anos e foi a primeira personalidade a entrar para o Hall da Fama do basquete como jogador (em 1961) e treinador (1973), está recebendo tratamento no centro médico da UCLA, segundo publicaram o jornal Los Angeles Times e a emissora de TV de Los Angeles KCAL.

Embora sua família não possa ser imediatamente procurada para confirmar as informações, os funcionários que trabalharam durante a primeira partida das finais da NBA, entre Los Angeles Lakers e Boston Celtics, estavam cientes de que a saúde de Wooden piorou.

“Discutimos bastante isso e decidimos que não declararíamos seu obituário agora. Ele é o treinador mais vencedor da história, com quatro temporadas vencendo 30 partidas e sem nenhuma derrota, além de ser fanático por nosso jogo. Esperamos que ele esteja em paz agora e vamos esperar os acontecimentos”, afirmou o chefe da NBA, David Stern aos jornalistas em Los Angeles.

Reconhecido como um dos melhores treinadores na montagem de equipes do basquete norte-americano, Wooden levou a UCLA a dez títulos da liga universitária NCAA, sendo sete em sequência entre 1967 e 1973. Sob seu comando, a equipe obteve o recorde de 88 vitórias seguidas entre 1971 e 1974. As marcas histórias lhe renderam o apelido de “Mágico de Westwood”.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host