UOL Esporte Basquete
 
EFE/David Aguilar

Brasileiro Tiago Splitter levanta taça do Campeonato Espanhol de basquete

15/06/2010 - 18h47

Brasileiros brilham, Caja Laboral supera favorito Barcelona e leva título

Do UOL Esporte
Em São Paulo

TIAGO SPLITTER: 'DONO' DA ESPANHA

  • EFE/David Aguilar

    Depois de ser eleito o melhor jogador da temporada regulamentar, Tiago Splitter garantiu também o MVP da final da Liga ACB nesta terça-feira. O brasileiro e capitão da equipe registrou um "double-double", com 14 pontos e 13 rebotes, além de quatro assistências e quatro bolas recuperadas.

O Caja Laboral não deu chances ao favorito Barcelona nas finais da Liga ACB, Campeonato Espanhol de basquete. Contando com mais uma boa atuação dos brasileiros Tiago Splitter - eleito MVP da final - e Marcelinho Huertas, o Caja garantiu a vitória nesta terça-feira por 79 a 78, na prorrogação, abriu 3-0 na série e levou o título.

Com “coragem, trabalho, e muita garra”, segundo palavras do próprio Tiago Splitter, o Caja Laboral surpreendeu a todos e iniciou a decisão com duas vitórias na casa do rival, na cidade de Barcelona. Nesta terça-feira, na Fernando Bueso Arena, na cidade de Vitória, mais um triunfo e o título diante de sua torcida em uma grande surpresa para o esporte espanhol.

O Caja Laboral foi superior nos dois primeiros quartos da partida e fechou o primeiro tempo em vantagem, de cinco pontos. Porém, o Barcelona reagiu nos dois últimos dois períodos e acabou deixando a partida em igualdade.

Com as duas equipes terminando o tempo regulamentar com 66 pontos, a partida precisou da prorrogação para definir se o Caja Laboral seria campeão ou se o Barcelona iria reagir na série e proporcionar mais um duelo. Porém, com um tiro livre nos segundos finais, o espanhol Fernando San Emeterio garantiu a festa na cidade de Vitória.

“O time jogou com muita determinação, contra um grande adversário, e conseguiu a conquista do título em casa, presenteando os torcedores, que sempre estiveram ao lado do time, apoiando bastante e torcendo. Estou muito feliz e contente, com este meu primeiro título da Liga ACB, que veio coroar a boa campanha do Caja Laboral na temporada”, afirmou Marcelinho, após a partida.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host